quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Vandick Lima e Zeca Pirão: traidores do povo de Belém

Vereador Zeca Pirão (PMDB), péssimo como presidente do Clube do Remo, uma catástrofe como vereador. Hoje demonstrou que ele odeia a população e seus eleitores,  votando contra o Passe Livre.
Vereador Vandick Lima (PP), sofrível como presidente do Paysandu. O time infelizemente está na lanterna do Brasileirão. Nefasto como homem público. Se estivesse na CMB, votaria contra o Passe Livre.
Os vereadores Zeca Pirão (PMDB) e Vandick Lima (PP), presidentes de Remo e Paysandu, respectivamente, os quais são os Clubes de Futebol mais populares do estado do Pará e do Norte do país, demonstraram hoje a que senhores verdadeiramente eles servem. 

Foram eleitos pelo povo pobre e trabalhador; pelos apaixonados torcedores de seus clubes, mas que se viram traídos mais uma vez por seus representantes na Câmara Municipal. 

Posicionaram-se contra a proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município que cria o Passe Livre na Região Metropolitana de Belém para estudantes e trabalhadores desempregados. Pirão, de forma deslavada e absurda, disse que votou contra, pois trata-se de "politicagem do PSOL e do PSTU". Isto mesmo, caros leitores, chamou o louvável e essencial Passe Livre de "politicagem do PSOL e PSTU". Repetiu estas palavras incontáveis vezes hoje no plenário da Câmara.

Politicagem fazem vossas excelências, Zeca Pirão! Politicagem é dizer que defende o Passe Livre, e sem ter argumento pra se contrapor, vai para acusações levianas e descabidas. Vereador Pirão, ainda que "politicagem do PSOL e PSTU", seria a mais extraordinária e avançada "politicagem" na história de "polititicas" produzidas pelo legislativo de nossa capital.

Não merecem os votos e a torcida que têm

A qualidade do futebol regional, que no Campeonato Paraense ou na Copa do Brasil recebe para um RExPA (ou qualquer outro importante jogo) no meio da semana 40 mil pagantes no Mangeirão, não corresponde há muito ao peso do dinheiro maciço capitado, e mais, ao peso da paixão de umas das mais vibrantes, empolgantes e belas torcidas do país: a paraense.

Fui poucas vezes em um RExPA. Na verdade, fui poucas vezes aos estádios. Entrei mais em estádios e ginásios para shows, eventos religiosos, feiras, congressos estudantis e sindicais, do que para o que eles foram propriamente projetados: espetáculos esportivos. Contudo, assumo: nada se compara à magnífica sensação de estar em um estágio de futebol lotado!!! Em se tratando de Remo e Paysandu, então...! 
Gente, é algo indescritível!
Algo extraordinário!
Algo mágico!

Não esqueço da final do paraense ano passado (ou teria sido este ano?), cujo o público presente no Estádio Jornalista Edgar Augusto Proença (Mangueirão) superou o da final da Taça Guanabara na capital fluminense. A população de Belém é 4/5 vezes menor do que a do Rio. O que demonstra como o povo do Pará ama e leva a sério o futebol. A mesma coisa não se pode dizer dos dirigentes de Remo e Paysandu.

Os cartolas daqui são muito espertos. Espertos para tudo, menos para valorizar nossa apaixonada, e por eles, humilhada torcida. Dois políticos, um deles ex jogador de futebol, também presidem seus clubes. Estão assaz espertos para perceberem as "espertizes" do PSOL, mas em nenhum momento se dignificaram em realmente avaliar o significado e a amplitude do que seria para o futebol em particular, e os esportes em geral, a aprovação do passe livre e da redução da passagem em Belém.

Passe Livre pra ter direito de ver Remo,  Paysandu, e Tuna no Mangueirão, no Baenão ou na Curuzú!

Já houve um momento em minha vida que eu não tinha dinheiro nem para a meia passagem. Para economizar, eu nunca participava, infelizmente, das aulas de educação física, que na Escola Estadual Santa Maria de Belém do Grão Pará, naquela época, eram em horários opostos aos das aulas regulares. Imaginem, então, se eu teria para pagar ingresso "milionário" para um RExPA.?! Nunca na Amazônia! 

Existem jovens e velhos torcedores que são muito apaixonados, como já disse aqui; gente humilde e trabalhadora, que consegue economizar e pagar, mesmo que seu time não esteja fazendo boa campanha naquele momento, um ingresso para ir ao campo vê-lo ainda assim jogar. 
Existe também muita gente que vai e volta andando, de carona, grande parte de bicicleta e outros juntam-se em grupos, pulam roletas, tudo porque não conseguiram dinheiro para pagar a passagem do busão. 

É vergonhoso esses vereadores negarem para estudantes e desempregados um fundamental e constitucional direito! 
Direito tão importante, que garante o acesso a outros direitos como saúde e educação. 

Mas mais uma vez, com medidas anti-povo, Zeca Pirão (que se absteve  na votação) e Vandick Lima (que nem compareceu à votação), mostraram que estão mais preocupados com os exorbitantes e indignos lucros de meia dúzia de empresários e pouco se importando com os direitos da juventude e trabalhadores.

Atualizado às 02h13min, 08 de agosto de 2013.

Nenhum comentário: