quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Belém: Lixo hospitalar e sangue são jogados na calçada do PSM da 14


A internauta Mayra Araújo postou ontem, nas redes sociais [Facebook]*, imagem [acima]* mostrando o momento em que um líquido vermelho semelhante a sangue escorria pela calçada em frente ao necrotério do Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, o PSM da 14 de Março. Supostamente, o sangue vinha de macas utilizadas para carregar cadáveres, após serem lavadas.

A imagem mostra que o sangue tomou parte da calçada, sob as vistas de crianças que passavam pelo local. Diante da denúncia, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) pediu a demissão do funcionário responsável pelo comportamento inadequado. Para piorar a situação, foram deixados no chão panos sujos, seringas, luvas e algodão do hospital. 

No final da tarde, devido à chuva, a mancha de sangue foi lavada do calçamento da travessa Bernal do Couto, via de acesso ao necrotério. No entanto, através do portão trancado, era possível ver três macas encostadas no muro. 

Flagrante

Segundo o texto postado nas redes sociais por Mayra, o flagrante do sangue escorrendo pela calçada aconteceu no horário do almoço, momento em que o fluxo de pessoas caminhando por ali é intenso.

“Cá estou eu indo para casa almoçar e quando passo próximo ao Pronto Socorro da 14 de Março, lateral que vem da Bernal do Couto, onde fica o ‘necrotério’, vi que alguns funcionários estavam lavando as macas onde ficam os defuntos, sendo que a água com sangue escorrendo pela calçada fica bem próximo de uma parada de ônibus, e o fluxo de pedestres é intenso, as pessoas tendo que desviar ou até mesmo pular (como está na foto) para que não encostasse na água suja de sangue”, publicou a internauta no Facebook.

Mayra escreveu também que não gosta de passar pelo local porque, segundo ela, é comum encontrar seringas e luvas espalhadas pelo chão, junto com o lixo hospitalar que fica armazenado ali próximo. Esses materiais estão, de fato, espalhados pela calçada, o que aumenta o risco de contaminação ou de acidentes para quem anda por ali.

A Secretaria Municipal de Saúde se manifestou por meio de nota, na qual explicou que a limpeza das macas dos prontos socorros é realizada por uma empresa terceirizada. 

Em função da denuncia, a secretaria informou que identificou o responsável pela lavagem inadequada dos equipamentos e solicitou a demissão do funcionário. Por telefone, a assessoria confirmou que o líquido que escorreu era sangue humano.

Sobre o lixo hospitalar espalhado na calçada, a Sesma foi procurada mas não se manifestou até o fechamento desta edição.

(Diário do Pará)

*Grifo do Blog.

Nenhum comentário: