segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CMB ocupada em defesa do passe livre e da redução da passagem

Câmara Municipal de Belém: ocupada em defesa do passe livre.
A Câmara Municipal de Belém voltou hoje de seu recesso de férias, no entanto, as cenas são tão arbitrárias e negativas, quanto as do último dia 02 de julho, quando sob agressões, balas, bombas e gás lacrimogênio, manifestantes foram expulsos do espaço, e em tempo recorde, aprovado o Plano Plurianual (PPA) de Belém.

Novamente estudantes e trabalhadores lotam desde as 09h da manhã as galerias da Câmara Municipal dos Vereadores de Belém nesta segunda-feira, 05 de agosto de 2013, para reivindicar seus direitos: redução da tarifa dos ônibus e adoção do passe livre em Belém,

Mais uma vez assistimos estupefatos a forma truculenta, antidemocrática e fascistoide com a qual a bancada de apoio do prefeito da capital paraense Zenaldo Coutinho/PSDB, liderada pelo presidente da Casa, o pastor de métodos diabólicos, Paulo Queiroz (PSDB), vem conduzindo as discussões e tentativas de negociação pelo Movimento Belém Livre de um legítimo direito.

Em intervenção no Plenário, o vereador Fernando Carneiro (PSOL) afirmou que "Infelizmente o primeiro dia é bastante parecido com o último: cercado pela guarda municipal e com restrições à presença do povo. Se essa é a casa do povo, não pode estar fechada ao povo. É preciso retomar a discussão sobre o Passe Livre para que possamos dar uma resposta ao povo de Belém". 

A resposta foi mais violência e truculência por parte do presidente pastor Queiroz, que em conjunto com a base governista, retiraram-se do Plenário como rato fujões, deixando a retomada dessas discussões para quarta-feira e ordenando que as galerias fossem fechadas.

Segundo informações de militantes, que neste momento ocupam a Câmara, a situação é tensa, pois o Grupo Tático da Guarda Municipal de Belém (GBel)trancou as portas das galerias, desligou os aparelhos de ar condicionado e mantém, sob cárcere privado, os manifestantes na sede do legislativo.

Qualquer coisa que venha a ocorrer com qualquer jovem e trabalhador na Câmara, a responsabilidade é do presidente Paulo Queiroz e demais vereadores, bem como do comandante em chefe da GBel, o prefeito Zenaldo Coutinho.

Não aceitaremos a farsa de que não há condições para se reduzir as mais aviltantes tarifas de passagens do país. Belém não pode se manter na contra-mão de todas as cidades do país, inclusive Castanhal/PA, onde ocorreram protestos e que acataram a decisão das ruas: reduzindo o preço das passagens. 

Não aceitamos pagar o KM mais caro do país e não ter qualquer qualidade e/ou conforto no transporte coletivo! 

Queremos redução da tarifa e Passe Livre, já! 

Quarta-feira vai ser maior!

Nenhum comentário: