quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dia histórico em Belém do Pará: Passe Livre já!

Galeria da CMB ocupada desde segunda. Lotada de manifestantes do Movimento Belém Livre que exigem  Passe Livre e redução da passagem. Foto: Assessoria Fernando Carneiro/PSOL.
Esta quarta-feira, 07 de agosto de 2013, tem tudo para ser um dia histórico em Belém do Pará. 
Como a assessoria do vereador do PSOL Fernando Carneiro: "O primeiro passo foi dado, foi aprovada inversão de pauta e o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Passe Livre de autoria do vereador Fernando Carneiro vai ser votado". 
As galerias da Câmara Municipal de Belém estão lotadas de manifestantes. E hoje, centenas juntaram-se às dezenas de jovens que desde segunda (05/08) estão ocupando a sede do legislativo da capital. Trata-se de mais um dia de pressão organizado pelo Movimento Belém Livre, que ocorre desde junho e que visa a imediata redução do criminoso valor da tarifa de ônibus na Região Metropolitana de Belém (RMB) e a aprovação da emenda à Lei Orgânica do Passe Livre geral e irrestrito para estudantes e trabalhadores.
Várias cidades do país há anos já adotaram o passe-livre, e semana passada a capital de Goiás, Goiânia, aprovou o Passe Livre para estudantes. O que demonstra que o impasse na Belém deve-se única e exclusivamente devido a truculência e falta de vontade política do alcaide municipal, Zenaldo Coutinho do PSDB, que é do mesmo partido do governador do estado Simão Jatene.
Ontem, em mais uma reunião de trabalho entre vereadores e Roberto Sena do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Sociais e Econômicas (DIEESE), onde foram analisadas planilhas custos das empresas e documentos da Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (AMUB), ficou comprovado que SIM, há margem para redução imediata do preço das passagens na RMB e para adotar o Passe Livre total e irrestrito.
Portanto, a bola está na mão do prefeito Zenaldo e de sua bancada na Câmara de Vereadores. Só não sai passe livre se a maldade e o compromisso com os empresários por parte do prefeito, for muito maior que sua preocupação com os rumos dos protestos que não terão fim até conclusa de forma positiva em favor dos manifestantes. 
Nossos governantes, aqui e no país inteiro, já compreenderam que desta vez algo de novo existe. Nem mesmo com todo o aparato repressor e com a reprodução por parte das PM's e no caso de Belém também da Guarda Municipal, de cenas de repressão e selvageria que remontam aos anos de chumbo (1964-1985), o movimento não recua e não recuará.
VEREADORA FAZ ALERTA CONTRA REPRESSÃO
GAT PRONTO PARA REPRIMIR - Grupo de Ações Táticas [O grupamento de choque acostumado à truculências] da Guarda Municipal está de prontidão no hall de acesso ao plenário e galerias.
poucos minutos, a vereadora Marinor Brito, que é líder do PSOL na Câmara Municipal de Belém (CMB), fez uso da palavra no plenário, onde denunciou o forte aparato bélico/repressivo (gás de pimenta, balas de borracha, gás lacrimogênio, algemas...) de posse do GAT e adiantou que "Qualquer uso de violência será de inteira responsabilidade do presidente da Casa, vereador Paulo Queiroz (PSDB) que autorizou a entrada do GAT na CMB".
CONSTRUIR UM FORTE CALENDÁRIO NACIONAL
Queremos passe livre irrestrito já! Que saia do lucro dos empresários imediatamente! Nossa pauta deve passar pela municipalização do transporte, com adoção do que está na Constituição Federal: transporte público tem que garantir o direito de ir e vir, portanto a tarifa tem que ter valor zero pra toda a população! Uma saída para isso é a taxação das grandes fortunas e suspensão do pagamento da dívida, assim se terá recursos para investimento em transporte 100% estatal e nas demais áreas sociais que vivem o caos, como saúde, segurança, moradia e educação.
Faz-se imprescindível a realização de uma reunião conjunta do MPL de São Paulo, o Fórum de Lutas do Rio, o Bloco de Lutas de Porto Alegre, a Assembleia Horizontal de BH, o Movimento Belém Livre e demais movimentos pelos Estados. Uma reunião para coordenar nossas ações frente à continuidade das passeatas, acampadas, ocupações de câmaras, Fora Cabral e Alckmin, etc. e que construa um poderoso calendário nacional de mobilizações.
Vamos à luta!

Nenhum comentário: