quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Brasileiro teve sorte de sair vivo, diz Independent lembrando Jean Charles

Um artigo publicado no jornal britânico 'The Independent' desta quarta-feira (21) afirma que o brasileiro David Miranda, que ficou detido em Londres no último domingo durante nove horas, teve sorte de voltar vivo para seu país.

O texto, assinado pelo comentarista político Matthew Norman, lembra a morte do eletricista Jean Charles de Menezes, em 2005, e diz que, há oito anos, brasileiros de passagem pela capital britânica eram vítimas de execuções 'patrocinadas pelo Estado'.

O comentarista qualifica como 'desgraça' o fato de que os agentes de segurança tenham detido e interrogado de maneira 'cretina' um estrangeiro que não era suspeito de terrorismo.  

Tirar o chapéu 

O texto diz que a 'aplicação cínica' da Lei Antiterror de 2000 teve o objetivo de amedrontar o companheiro de Miranda, o jornalista do jornal 'The Guardian' Glenn Greenwald, e outros jornalistas que desejam exercer sua profissão e o direito democrático de reportar. 

Ainda na avaliação de Norman, a detenção do brasileiro provocará um resultado completamente oposto ao desejado pela polícia. 

'A partir de agora, Greenwald vai publicar reportagens de forma muito mais agressiva e devemos tirar o chapéu para ele por isso'. 

'Se há algo que os jornalistas gostam, além de serem martirizados diante dos olhos do mundo, é serem desafiados frontalmente sobre o exercício legal de sua profissão'.

Fonte: ORM/G1
Foto: Reprodução/TV Globo

Nenhum comentário: