segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Marajó: Relatos do horror em Anajás

Por Franssinete Florenzano, em seu blog:
 
Casos horripilantes estão acontecendo em Anajás. Na semana passada morreram três bebês no posto de saúde por falta de atendimento adequado. O último caso é particularmente medonho e teve seu desfecho na quarta-feira, dia 07. Uma mulher chamada Leila procurou o único posto de saúde com fortes dores de parto. E depois de cinco dias de muito sofrimento seus familiares suplicaram ao único médico do município, Bira Barbosa, conhecido como "Doutor Birão", que chamasse um avião para levar a grávida a uma maternidade onde houvesse recursos hospitalares para salvar a vida do bebê, mas o médico disse que não podia porque havia sido alertado pelo prefeito de que ele se recusaria a pagar frete de aeronaves por conta de que teria que economizar. Após discussão, o médico resolveu levar a parturiente para uma sala onde não havia a mínima estrutura para uma cirurgia, e lá mesmo fez uma cesariana e mandou uma enfermeira por o bebê morto no colo da mãe para que ela o amamentasse (!). 

Outro caso: uma mãe chegou desesperada no posto porque a sua filhinha de cinco anos havia engolido uma moeda. O médico não socorreu a criança e a mãe, em ato de desespero, se lançou no chão do corredor rogando a Deus que não levasse sua filha e então lhe veio a lembrança de meter o dedo na garganta da menina, que voltou a respirar. A mãe continuou pedindo a ajuda do médico Bira Barbosa, e ele disse que não podia fazer nada a não ser mandar a criança de barco até Breves, que fica a oito horas de viagem. A mãe implorou que ele chamasse o resgate do Corpo de Bombeiros de Belém, mas todos do posto se recusaram, dizendo que não era grave. 

Até quando vidas serão ceifadas, impunemente? Com a palavra o MP.
 
************
 
Na mesma postagem anônimo disse:
 
O nome disso é mistanásia, a morte por causas sociais, decorrente de práticas políticas perversas e irresponsáveis que não determinam a tomada de medidas estruturais para resolver o grave problema que assola o nosso estado. Enquanto isso o nosso governador Jatene e o secretário Hélio Franco ficam fazendo mutirões como o que fizeram no Marajó, superfaturados e com claro objetivo político.O Pará cada vez pior em saúde, segurança e educação e esses sujeitos comprando a mídia para enganar a população.  

E Antônio José Soares comentou no facebook:
 
O que está acontecendo com a saúde no Marajó é caso de polícia. Não é só em Anajás, mas em todos os municípios. Os prefeitos esperam por um milagres e o povo permanece anestesiado. É hora, realmente, de ir para as ruas e fazer o que precisa ser feito...

************
Obs.: A jornalista esclareceu que o médico não é o ex-deputado estadual de nome homônimo.

Nenhum comentário: