terça-feira, 10 de novembro de 2009

Trabalhadores químicos de São José dos Campos aprovam estado de greve na categoria

Os cerca de sete mil trabalhadores químicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Taubaté rejeitaram em assembléia geral na última sexta-feira, 6, no Sindicato dos Químicos, a proposta patronal para o acordo Coletivo de Trabalho 2009-2010.
Além de rejeitar a proposta, os trabalhadores aprovaram o estado de greve na categoria. Os trabalhadores reivindicam:
· Reajuste de 10% (4,1% de inflação mais 5,9% de aumento real);
· PLR de, no mínimo, dois pisos da categoria;
· Piso salarial de R$ 900,00;
· Redução da Jornada para 40h;
· Fim do trabalho aos sábados;
· Horas extras de 85% e 130%;
· Abono de R$ 1.000,00 para reposição das perdas.

A proposta da patronal é de aumento de 6%, horas extras de 70% e 115% e ainda ignora os outros pontos da pauta de reivindicação da categoria. Em assembleias específicas por fábrica, os trabalhadores estão reafirmando o estado de greve. A categoria pode cruzar os braços a qualquer momento, caso a patronal não reveja a proposta oferecida.
Hoje, já ocorre a 1º greve desta Campanha Salarial. Os trabalhadores da Scholle, que fica à avenida Euri Cambroja, 1960 – Irapanguaba, em Taubaté, interromperam as atividades no 1º turno, às 6h.

Ato lembrará repressão militar em greve há um ano
O Sindicato dos Químicos, a Conlutas, os movimentos sociais e militantes de várias organizações de São José dos Campos e região vão realizar um grande ato hoje, 10, na Johnson & Johnson, em desagravo a repressão praticada pela Polícia Militar em greve na empresa há um ano.
A manifestação será um símbolo da luta contra a repressão policial aos movimentos sociais e sindicais, discussão que ocorre em todo o país.

A paralisação dos trabalhadores foi interrompida no dia 11 de novembro de 2008, depois de seis dias em greve. A PM escoltou fortemente armada os ônibus com os trabalhadores e impediu que os grevistas descessem para assembleias. A violência policial, a mando da empresa, gerou protestos de todos os movimentos sociais, sindicais e foi denunciado na Assembleia Legislativa de São Paulo pelo deputado Raul Marcelo e na Câmara Federal pelo deputado Ivan Valente.

O ato de amanhã vai ocorrer junto com a deliberação dos trabalhadores sobre o estado de greve para a Campanha Salarial deste ano. Vários parlamentares e figuras públicas confirmaram presença na manifestação.
A Johnson & Johnson fica à Rodovia Presidente Dutra, KM 154 Jd. das Indústrias – São José dos Campos/SP. O ato público será realizada em frente à portaria G3, que fica à rua Manuel B. Ribeiro.
São José dos Campos, 10 de novembro de 2009.

Mais informações:
Wellington Cabral – Dirigente Sindical (12) 9744-6516
Emerson José – Assessor de Imprensa (12) 8171-9770

Nenhum comentário: