segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Não em nosso nome, Heloísa Helena!

A Carta da CST, Não em nosso nome!, assinada pelo companheiro Babá, postada no último dia 20/11 por este blog e pelo sítio da CST, foi publicada no Jornal O Liberal na edição de ontem (domingo - 29/11/2009).


A companheira Heloísa Helena, presidente Nacional do PSOL, mais uma vez faz declarações enfáticas em apoio à candidata do PV, Marina Silva, na disputa para a presidência da República de 2010.

Consideramos importante esclarecer, que em que pese a Heloísa ser presidenta do Partido, não fala em nosso nome, e tampouco em nome de uma grande quantidade de filiados e militantes. Fala em seu próprio nome.

Heloísa Helena se equivoca. A candidata do PV não pode defender o desenvolvimento sustentável nem a inclusão social, pois defendeu o contrário durante seis anos como ministra do governo Lula, governo que continua reivindicando. Sua ruptura tem sido com o PT, mas não com o projeto encabeçado pelo atual presidente, que conta com o apoio de sinistros personagens da política brasileira tais como Jader Barbalho, Sarney, Collor, Renan Calheiros, e tantos outros.

Não pode defender a Amazônia quem reivindica o Presidente da multinacional Natura, que rouba segredos milenares dos povos da floresta, não para garantir a inclusão social dos mesmos, mas para auferir poderosos lucros. Como afirmou o companheiro Osmarino Amâncio, dirigente do PSOL/AC se referindo a Marina Silva: “Ela aceitou os transgênicos... ajudou a implantação de projetos que mercantilizam a Amazônia... privatizou 5% dos rios e lagos para o agronegócio”. Também, Marina não pode defender o desenvolvimento sustentável uma vez que defendeu e defende a política econômica de FHC e de Lula. Coerente com sua visão, Marina propôs em março a unidade do PSDB com o PT.

Da nossa parte, lamentamos que Heloísa tente desqualificar aos companheiros e companheiras do PSOL que defendem candidatura própria, os acusando de cínicos e eleitoreiros. Não se trata de um debate qualquer, pois consideramos um verdadeiro crime político, um atentado contra o PSOL, apoiar Marina, com quem nosso partido não tem nenhum projeto em comum. Apoiar sua candidatura, no entanto, terá um altíssimo custo político: o de abandonar a estratégia e a coerência do PSOL. Como podemos defender uma candidatura que não se diferencia do governo nem da falsa oposição da velha direita, que não por acaso decidiu filiar-se ao PV, partido que é parte de sustentação do governo Lula, e por sua vez compõe com os tucanos e o PMDB em alguns estados a exemplo do RJ?

A decisão de Heloísa e de alguns dirigentes de defender a candidatura de Marina enfrenta uma importante oposição no partido, que defende de forma unitária que o PSOL se apresente com candidatura própria. Esta é a tarefa e a batalha que, os que defendemos o projeto político que originou o PSOL, temos pela frente.

Assinam:
Babá - Silvia Santos - Douglas Diniz - Michel Oliveira - Wellington Cabral (Diretório Nacional do PSOL) - Rosi Messias (Executiva PSOL RJ) Pedro Rosa - Juninho Alves (Diretório PSOL/RJ) Neide Solimões (Executiva Estadual PSOL/PA) - Manuel Iraola (Executiva Estadual PSOL/SP) - Diego Vitello (Diretório Estadual PSOL/RS) - Luis Percio (Presidente PSOL Alegrete RS), Fábio Felix (Sec de juventude PSOL DF), Angelo Balbino (Diretório PSOL-DF), Osmar Tonini (Oposição SINPRO-DF), Uerley Valdomiro (Exc PSOL ES), Waleska Timoteo (vice pres SINDSMUV), Thiago Peixoto (Ass dos Fiscias da Serra/ES), Danilo Bianchio (Coord DCE UFOP).

Um comentário:

Unknown disse...

Marcos já ouvistes faler em institucionalidade, ou legalidade representativa. Não existe o fato de a Heloisa não falar em nome do partido. Quem fala então?