terça-feira, 30 de março de 2010

James Cameron implora a Lula para cancelar construção de Belo Monte

James Cameron implora a Lula para cancelar construção de Belo Monte O cineasta americano James Cameron surpreendeu os participantes do Fórum Internacional de Sustentabilidade, em Manaus, quando afirmou durante a palestra que implora ao presidente Lula para que reconsidere a usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA).

Segundo ele, as comunidades indígenas que serão afetadas pela construção da barragem são como os habitantes de Pandora, os Na?vi, do filme Avatar, que sofrem com a extração de um tipo de minério, mas com a diferença de os índios não possuírem super poderes para combater os invasores.

Cameron citou ainda um estudo da ONG WWF, que compara o ganho de energia com a construção Belo Monte e investimento em eficiência energética, como um indicativo de que o governo brasileiro está equivocado no projeto da usina.

Depois, na coletiva de imprensa, o diretor de Avatar ressaltou que não é um especialista no assunto e as informações sobre Belo Monte foram passadas por conhecidos da ONG Amazon Watch.

Nenhum comentário: