segunda-feira, 22 de março de 2010

Protestos contra Belo Monte no Rio de Janeiro


Entidades preparam muita luta para quarta-feira (24/03). Dessa vez a capital carioca vai ecoar os cantos de guerra emanados do grande volta do Xingú. Após o grande ocorrido dia 15/03 em Altamira/PA, que contou com mais de mil e quinhentos ativistas, agora o movimento espera reunir centenas de pessoas em frente ao BNDES no centro do Rio de Janeiro, como forma de combater o crime que será a UHE de Belo Monte e impedir o leilão para contrução da usina. Se você mora ou vai para o Rio esta semana, não deixe de engrossar esse caldo: junte a nós na luta contra Belo Monte.
****

CONVOCATORIA

Protesto no BNDES (RJ) contra a Usina Hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu!

No dia 01 de fevereiro de 2010, o IBAMA emitiu a licença prévia da Usina hidrelétrica (UHE) de Belo Monte no rio Xingu, contrariando o parecer de sua equipe técnica, que dois dias antes afirmava não haver elementos suficientes para atestar a viabilidade ambiental da obra. Poucos dias depois, o relatório do Tribunal de Contas da União atesta que os estudos de viabilidade da UHE de Belo Monte não apresentam elementos suficientes para se avaliar o custo da obra. Recentemente, um ministro do TCU afirmou, “estamos dando um cheque em branco à Empresa de Pesquisa Energética que fez um cálculo na base da estimativa, na base do chute. Vamos rezar para estar certo”. Apesar de todas essas irregularidades e incertezas, o leilão de Belo Monte foi marcado para o próximo dia 20 de abril. E o BNDES vai garantir um financiamento recorde na história do Banco para a construção da UHE Belo Monte.

Venha protestar contra a implantação e o financiamento público de um desastre socioambiental sem precedentes na Amazônia – a Usina Hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu!

DIA 24 DE MARÇO, às 11h.
Em frente à sede do BNDES, na Av. República do Chile, n.º 100, Centro, Rio de Janeiro

Nenhum comentário: