sábado, 6 de março de 2010

Homenagem às mulheres [parte 2]

Poucos meses antes dos quarenta anos do maio de 1968, novamente a juventude no Brasil protagonizou importantes lutas em defesa da educação pública e de qualidade e também contra a vergonhasa onda de corrupção que maculou também nossas universidades, como na UNB.

Nesse processo, a importância de nossas companheiras foi fundamental. Ao rememorar nossa história, publicamos reportagem sobre a Ocuapação da reitoria da UFPA, ocorrida em junho de 2007, como mais uma forma de homenagear minha companheira, Fernanada Bandeira (Bacharel em Direito), que na época era coordenadora geral do DCE - Diretório Central dos Estudantes/UFPA.
Através dela, gostaríamos de render homenagens à todas as mulheres que lutam e sonham com uma sociedade mais justa, com igualdade de oportunidades e que respeite e preserve a dignidade feminina.

Parabéns, não só pelo 08/03 (Dia Internacional da Mulher), mas também pelos 365 dias de resistência a cada ano que passa.
O socialismo e a Rússia Soviética após Revolução de 1917 foi a primeira nação à reconhecer os mais básicos direitos das mulheres. Nenhuma sociedade capitalista, que se julga democrática, garantia o que só a expropriação da burguesia foi capaz de conquistar para as mulheres russas de uma só vez o seguinte: direito ao voto e de ser votada, o direito ao aborto, etc... Bem como foi na Rússia que a primeira mulher assumiu o mais alto posto da diplomacia mundial com Alexandra Kollontai. Infelizmente ainda hoje, em pleno século XXI, essas questões ainda são tabús em muitas sociedades como o Brasil, onde a jornada dupla e tripla das mulheres à colocam ainda em uma posição de submissão e rebaixamento ante os homens.

Parabéns mulheres por sua história de luta e conquistas!

Nenhum comentário: