sábado, 30 de janeiro de 2010

Recordando a Nahuel Moreno

Por Mercedes Petit
Unidade Internacional dos Trabalhadores – UIT-QI
Tradução Denis Vale


Nosso fundador e mestre Nahuel Moreno foi um dos mais conseqüentes e destacados seguidores da luta de León Trotsky em construir a Quarta Internacional. Neste novo aniversário de seu falecimento, reproduzimos uma reportagem de 1985 no que sintetizou o significado do Trotskysmo.

Nahuel Moreno, 1985

O enfrentamento trotkismo versus estalinismo, é apenas uma antiguidade do século XX? Acreditamos que não. Com novos ou os mesmos términos, e com novos protagonista, segue expressando o debate e o enfrentamento entre os reformistas e os revolucionários que atravessou todo o século passado. Essa disputa deu lugar a que, há quase 70 anos, em agosto de 1940, um agente de José Stalin assassinasse Trotsky.

A queda do Muro de Berlim e a dissolução da outrora poderosa União Soviética marcaram o total fracasso do falso “socialismo” das ditaduras dos partidos comunistas, inauguradas pelo triunfo de Stalin na década de 20, quando derrotou León Trotsky. Este foi não só o principal dirigente, junto com Lenin, da primeira revolução obreira e campesina e do governo dos soviets na Rússia em 1917. Trotsky encabeçou a disputa contra a burocracia que se impôs na URSS e em todos os partidos comunistas do mundo. Foram esses burocratas, essa “sífilis”, quem salvaram ao capitalismo imperialista e abriram caminho ao retorno da burguesia nos países onde se havia expropriado. Desde aí a vigência atual da luta do trotskismo.

Em 1985, numa reportagem, Nahuel Moreno a sintetizou em alguns poucos parágrafos, poucos anos antes que caíssem aqueles burocratas. E os três aspectos que Moreno menciona seguem sendo a chave da luta revolucionária no século XXI: a mobilização até acabar com o capitalismo, a democracia obreira contra todo burocrata e a construção da direção revolucionária em cada país e no mundo, a Quarta Internacional. O reproduzimos.

Ser trotskista hoje

“Comecemos por entender o que significa ser verdadeiramente marxista. Não podemos fazer um culto, como se fez de Mao ou de Stalin. Ser trotskista hoje não significa estar de acordo com tudo aquilo que escreveu ou o que disse Trotsky, mas sim saber fazer-lhe críticas ou superá-lo, como a Marx, a Engels ou Lênin, porque o marxismo pretende ser científico e a ciência ensina que não há verdades absolutas. Em primeiro lugar, ser trotskista é ser crítico, inclusive ao próprio trotskismo.

No aspecto positivo, ser trotskista é responder a três análises e posições programáticas claras. A primeira, que enquanto existir o capitalismo no mundo ou em um país, não há solução de fundo para absolutamente nenhum problema: começando pela educação, a arte, e chegando aos problemas mais gerais da fome, da miséria crescente, etc..
Junto a isso, ainda que não seja exatamente o mesmo, o critério de que é necessária uma luta sem piedade contra o capitalismo até derrotá-lo, para impor uma nova ordem econômica e social no mundo, que não pode ser outra que não o socialismo.

Segundo problema, naqueles lugares onde se há expropriado a burguesia (falo da URSS e de todos os países que se reivindicam socialistas), não há saída se não se impuser a democracia operária. O grande mal, a sífilis do movimento operário mundial é a burocracia, os métodos totalitários que existem nesses países e nas organizações operárias, os sindicatos, os partidos que se reivindicam da classe trabalhadora e
que se corromperam pela burocracia. E esse é um grande acerto de Trotsky, que foi o primeiro que empregou essa terminologia, que hoje é universalmente aceita. Todos falam de burocracia, as vezes até os próprios governantes desses estados que nós chamamos de operários. Enquanto não houver a mais ampla democracia, não se começará a construir o socialismo. O socialismo não é só uma construção econômica.
O único que fez essa análise é o trotskismo, e também foi o único que sacou a conclusão de que era necessário fazer uma revolução em todos esses estados e também nos sindicatos para alcançar a democracia operária.

E a terceira questão, decisiva, é que é o único consequente com a realidade econômica e social mundial atual, quando um grupo de companhias transnacionais domina praticamente toda a economia mundial. A este fenômeno sócio-econômico é preciso responder com uma organização e uma política internacional.

Nessa era de movimentos nacionalistas que opinam que tudo se soluciona no próprio país, o trotskismo é o único que diz que só há solução ao nível da economia mundial inaugurando a nova ordem, que é o socialismo. Para isso, é necessário retomar a tradição socialista da existência de uma internacional socialista, que encare a estratégia e a tática para alcançar a derrota das grandes transnacionais que dominam o mundo inteiro, para inaugurar o socialismo mundial, que será mundial ou não será.

Se a economia é mundial, tem que haver uma política mundial e uma organização mundial dos trabalhadores para que toda revolução, toda país que faça sua revolução, a extenda à escala mundial, por um lado; e por outro lado, cada vez mais dê direitos democráticos à classe operária, para que seja ela a que tome seu destino em suas mãos por via da democracia. O socialismo não pode ser nada mais que mundial. Todas as tentativas de se fazer um socialismo nacional fracassaram, porque a economia é mundial e não pode haver solução sócio-econômica dos problemas dentro das estreitas fronteiras nacionais de um país. A quem se deve derrotar são as transnacionais à escala mundial para abrir espaço à organização socialista mundial.

Por isso, a síntese do trotskismo hoje é que os trotskistas são os únicos no mundo inteiro que têm uma organização mundial (pequena, débil, tudo o que se queira dizer), porém a única internacional existente, a Quarta Internacional, que retoma toda a tradição das internacionais anteriores e a atualiza frente aos novos fenômenos, porém com a visão marxista: que é necessária uma luta internacional.

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