quarta-feira, 23 de junho de 2010

Honduras: dia 28 será instalada a "Comissão da Verdade"


Tradução: Marcus Benedito

Os Prêmios Nobel da Paz, o argentino Adolfo Pérez Esquivel e a guatemalteca Rigoberta Menchú, comporão junto a outras personalidades a "Comissão da Verdade", que será instalada no dia 28 de junho, data em que fará um ano o golpe de Estado, informou Bertha Oliva, coordenadora do Comitê de Familiares Detidos e Desaparecidos em Honduras (Confadeh).

A Comissão da Verdade tem por objetivo elaborar um informe sobre "as violações aos direitos humanos e apontar os atores intelectuais e materiais do golpe de Estado", afirmou Oliva.

Ela explicou que a Comissão será instalada oficialmente às 10 horas, na Associação Profissional de Superação do Magistério de Honduras (COLPROSUMAH), em Tegucigalpa, e pediu às pessoas "conscientes" para acompanhar o ato.

O sacerdote belga, Francois Hotart; a juíza da Suprema Corte de Justiça de El Salvador, Mirna Antonieta Perla Jiménez; Nora Cortina, da organização argentina Mães da Praça de Maio; e a ativista dos Direitos Humanos, Elsie Monje, também farão parte da referida Comissão, que ainda contará com a escritora Helen Umaña e o padre Fausto Milla, estes dois últimos por Honduras.

A Plataforma de Direitos Humanos que impulsiona a Comissão é integrada por COFADEH, pelo Centro de Investigação, Prevenção e Tratamento de Vítimas de Tortura, pelo Centro de Direitos da Mulher, pelo Centro de Investigação e Promoção dos Direitos Humanos em Honduras, e pela FIAN, organização internacional de luta contra a fome.

Fonte: Radio Progreso

Publicado por Honduras en lucha!.

Nenhum comentário: