quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dia de Revolta, dia de Revolução - Salve o 7 de janeiro!

Capa do Dossiê 9 do Jornal Pessoal. Foto: Marcus Benedito
7 de janeiro, dia especial para Belém e para todo o território que já foi chamado de Grão Pará e Maranhão (atuais Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Rondônia, Acre, Roraima, Amazonas e Pará). 

Em 1619, cerca de 300 guerreiros Tupinambá, respondendo às doenças, ataques e escravidão impostas pelos invasores de além-mar, reduziram a pó todo o entorno do Forte do Presépio, ou seja, a cidade fundada pelos colonizadores portugueses. 
A reação se organizou, reforços foram enviados.

Os 300 guerreiros que ousaram libertar seu povo, foram barbaramente presos e assassinados. Seu líder, o jovem Cacique Guaimiaba (ou Cacique Cabelo de Velha), de apenas 17 anos, assim como as justas lutas dos povos indígenas, seguem como inspiração e incentivo para as nossas atuais lutas, greves e mobilizações, como ora ocorre na Wolkswagem de São Bernardo do Campo/SP.

Povo de lutas

Outro fato importante que explode no dia 7 de janeiro é a Revolução Cabana. 
Sobre esta epopeia, está nas bancas o Dossiê 9 do Jornal Pessoal de Lúcio Flávio Pinto: A guerra de um povo - Cabanagem/180 anos (imagem). 

Trata-se de texto de extremo valor. Texto histórico, porque escrito em 1974 para a coluna de Lúcio em O Liberal. Testo acerca da história da Amazônia, do Brasil e mundial. Assim como trata-se uma obra historiográfica, pois trás importantes debates com textos e historiadores como o grande Vicente Sales e Ernesto Cruz

Como o próprio autor diz: é uma material que "pode servir de introdução ao tema".

Boa leitura!

Nenhum comentário: