segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

PSOL baiano contra a direção nacional

Paixão Barbosa
Eleições, Meio ambiente, Partidos, , , , , ,

A seção baiana do PSOL parece disposta a bater de frente com a direção nacional da legenda em relação às eleições de 2010. Inteiramente contrária a uma aliança com o PV em torno da candidatura da senadora Marina Silva à Presidência da República, a seção regional não aceita a posição defendida pela ex-senadora Heloísa Helena (AL) e dos parlamentares federais da legenda, que conseguiram, neste fim de semana, o apoio de 41 membros do Diretório Nacional (com apenas 19 votos contrários) para que prossigam as negociações com os verdes.

Em entrevista concedida ao site Bahia Notícias (leia aqui a íntegra da entrevista), o historiador Hilton Coelho, nome do PSOL baiano com mais visibilidade devido às suas duas candidaturas a cargos majoritários (a governador em 2006 e a prefeito de Salvador em 2008), considerou impossível o apoio da legenda à senadora Marina, a quem acusa de pretender ser uma continuidade de Lula, assim como considera que este é uma continuidade do projeto de Fernando Collor de Mello. E se recusou a admitir que Heloísa Helena prossiga com as negociações em torno da aliança com o PV.

Pelo tom das palavras do “Hilton 50″, o PSOL baiano não vai engolir a senadora verde. Resta saber se a direção nacional já está mesmo fechada com Marina ou, se ainda está em aberto, como afirmou a deputada Federal Luciana Genro (RS), defensora da aliança, ao dizer que tudo ainda vai depender do discurso da senadora: “Ela precisa se apresentar como alternativa, não como continuidade. Se continuar a falar bem do Lula e do Fernando Henrique, aí não vai dar para o PSOL”. (A Tarde online.)

Um comentário:

Carlos Patrocinio Jr disse...

Penso que HILTON do PSOL será um excelente deputado estadual, vou votar nele e também fazer campanha.