terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Contratação sem concurso repercute na internet

Processo Seletivo: mensagem no site da SEMAS/PA

O Edital 01/2017 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS/PA) publicado ontem no Diário Oficial do Estado do Pará às páginas 20, assim como no site do órgão, segue repercutindo muito mal nas redes sociais. 

Trata-se de um processo muito utilizado pela administração quando esta quer burlar a legislação vigente e a moralidade pública: aplica-se um Processo Seletivo Simplificado de Contratação Temporária. Os críticos da seleção dizem que ela é eivada de questionamentos, sendo um dos principais, a ausência de um certame mais justo e que garantisse a equidade de direitos para os postulantes do cargos públicos, qual seja o concurso público. 

O processo contará de três fases, que inicia com a análise do currículo, feito por banca do quadro (no Edital não diz se comissionados ou efetivos) da SEMAS, indicados pelo secretário Luis Fernandes Amaral e finaliza com entrevista. Tudo eivado, segundo os críticos, de muita subjetividade. O que estaria sendo utilizado para favorecer possíveis apaniguados dos altos quadros da SEMAS e do governador Simão Jatene (PSDB).

Indignação

No Facebook, Twitter e no aplicativo de mensagens áudio visuais instantâneas, WhatsApp, a bronca contra esse PSS da SEMAS/PA é geral. Em uma das mensagens ele chega a ser chamado de "trem da alegria dos tucanos para pagar dívida de campanha com os cabos eleitorais". 

No print acima, que circula em um grupo de servidores públicos, um usuário diz que "É assim q estão pagando os votos, com esses "processos seletivos",são favas contadas os nomes já estão escalados".

Esse tipo de processo pode até ser "legal", mas passa longe de ser moral. Em fins de 2016 o governador Jatene viu seu filho ser preso pela Polícia Federal, devido a envolvimento com a máfia de royalties da exploração mineral. O sobrinho do governador, que da noite para o dia se tornou multi milionário, também tem o nome envolto em investigações e empreendimentos malogrados em Castanhal, Nordeste paraense. Agora vem mais essa medida questionável e inaceitável. Caminhos tortuosos para um governo há muito fragilizado.

Edital 01/2017 

No site pode-se acessar o Edital publicado ontem. Nele consta a indicação de diversos cargos de nível superior e de nível médio. A população está indignada e exige concurso públicos, afinal, são quase duzentas vagas de empregos, as quais serão selecionadas pelo que os internautas chamam de "clubinho do tucanato". Eis os principais prints do Edital 01/2017, de 02 de fevereiro de 2017.

Esperamos que os Ministérios Públicos, entidades de classe e a Associação dos Concursados do Pará (ASCONPA) se manifestem contra essa tenebrosa imoralidade contra os cidadãos e esse desrespeito com os serviços públicos do estado.





 
 




 







Nenhum comentário: