segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Lixo e sujeira: a cara de uma cidade (des)governada por Zenaldo Coutinho/PSDB



Hoje tomou posse para mais 4 anos de mandato, o prefeito reeleito de Belém do Pará, Zenaldo Coutinho (PSDB).

A foto escolhida para representar este dia não foi da solenidade pompoza, onde também tomou posse o vice, ex vereador Orlando Reis (PTB). Preferimos uma esquina que não é excessão e sim regra geral.

De todos os cantos da capital paraense, principalmente da periferia, nos chegam relatos, imagens e notícias do abandono pelo qual passa a cidade. Desde o segundo turno das eleições passadas que não se vê a cara de uma equipe da Secretaria de Saneamento Municipal (SESAN) ou das empresas prestadoras de serviços de limpeza urbana. Eis o caso da esquina da rua Francisco Monteiro com avenida Conselheiro Furtado (foto) no bairro do Guamá.

Morador do bairro há quase 15 anos, o senhor Mario Lobato (74 anos) já não aguenta mais esperar pela prefeitura. "Tive que empurrar o lixo com um pau mais pra cima, para poder liberar a valeta para a passagem da água", desabafou o aposentado. Segundo ele, nos dias que antecederam as eleições municipais de 2016, haviam garis e trabalhadores limpando, capinando e pintando até o meio fio. "Fato inédito por estas bandas", reclamou.

Com medo de que as águas da chuva, que já alagam "a Teófilo Condurú e a Gentil [Bittencout], também invada a minha casa", seu Mario improvisou uma ferramenta, limpou a boca de lobo e tirou terra acumulada das valetas.
Revoltado, ele diz "que esse é o resultado de uma cidade governada por um prefeito acusado e condenado pelo abuso do poder econômico e pela compra de voto. Duas vezes".

Vergonhoso.

O Além da Frase tentou contato com a SESAN, mas não obtivemos sucesso.

Nenhum comentário: