terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Sem concurso, SEMAS/PA quer contratar quase 200

Mal o ano começou e o governo Simão Jatene já está envolto em mais uma denúncia de improbidade administrativa. Desta vez envolve o secretário de estado de meio ambiente e sustentabilidade, Luis Fernandes Amaral.

Nesta segunda-feira, 02/01, o secretário da SEMAS/PA autorizou e assinou a publicação às páginas 20 do Diário Oficial do Estado do Pará e no site do órgão do Edital 01/2016 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS/PA), que institui o Processo Seletivo Simplificado de Contratação Temporária.

O edital cita diversos decretos do próprio governador Jatene e de subordinados seus. De diferentes momentos de seus três longos governos, os decretos parecem tentar conferir alguma legalidade para o ato, o qual pretende selecionar cerca de 180 pessoas, sendo 40 para nível médio. O restante é para cargos de nível superior e as remunerações podem chegar a R$ 2. 547,00. O fato é que se trata de uma abissal imoralidade. 

O Processo Seletivo Simplificado de Contratação Temporário passou a sofrer várias críticas nas redes sociais tão logo a população começou a conhecer seu conteúdo. Algumas pessoas se referiram ao processo como sendo "pagamento de campanha e que é um jogo de cartas marcadas". Outros disseram que os felizardos que ocuparão os cargos "já foram apontados" pela administração. 

O fato é que as inscrições serão feitas em dois dias. Até as 23h59 do dia 04 de janeiro de 2017. As inscrições são de graça e podem ser feitas exclusivamente no site da SEMAS/PA. O PSS contará de três fazes e obviamente que todas elas carregadas de uma questionável subjetividade, principalmente a última e mais importante: a entrevista.

Em tempos de crise econômica e de caos nos serviços públicos; em tempos em que as instituições e o sistema político está muito questionado pela população, é questionável e temeroso o caminho pelo qual seguem nossos governantes. Concurso público é a modalidade indicada para esse tipo de certame, mas infelizmente o tucanato tem ódio por tudo que lembre o decoro e o respeito pela coisa pública. 

Fica a denúncia. Torcemos para quee a sociedade siga se revoltando com esse tipo de "trem da alegria" e para que as autoridades competentes façam seu papel de investigar e punir prováveis irregularidades. 

Nenhum comentário: