quinta-feira, 8 de abril de 2010

Lula, Sérgio Cabral e Eduardo Paes são culpados pelo caos no RJ

A chuva apenas desnuda a incopetência desses governos que nunca fizeram nada para dar dignidade ao povo e moradias de qualidade. Precisavam morrer centenas de pessoas e famílias serem dizimadas para o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) resolver alocar (míseros) recuros para construção de habitações?!

O que Eduardo Paes (PSDB) e Sérgio Cabral só fazem demagogia e nada mais. Se aproveitam da tragédia para culparem a chuva, dizer que infelizmente é isso mesmo, e de quebra fazem muito proselitismo e tiram da lama alguns tantos votos com o cada vez mais fantasioso "Minha Casa, Minha Vida", programa que compõe o enpacado PAC (Programa de Aceleração de Crises).

A natureza faz seu movimento. O homem responde com mais ignorânica. Os governos Lula, Cabral e Paes a não apresentarem um programa habitacional sério, que resolva essa crise, empurram milhares de trabalhadores para as encostas e áreas de risco. São milhões de brasileiros que não tem teto para morar e quando conseguem driblar toda a sorte de impedimentos técnicos para erguer um barraco em uma encosta ou morro, pode estar sujeito a uma catástrofe dessas.

Por ser uma tragédia anunciada, por apresentarem passividade e histórica omissão em recolver o déficit habitacional neste país, por não se esforçarem para dar o mínimo de dignidade ao povo, por serem mais uma vez omissos nas ações de resgate, onde a população conta com a própria sorte, por tudo isso e tantas dores mais sofridas, Lula, Sérgio Cabral Filho e Eduardo Paes deveriam estar na cadeia. Deveriam pedir desculpas por essas mortes e por não oferecem casa de qualidade para o povo morar. (MB)
_____________________________

O desastre no Rio só aumenta
..........................................Ainda na noite de quarta-feira (7), bombeiros trabalham no resgate
das vítimas no Morro do Bumba, em Niterói

Redação Época, com Agência Estado
Uma comunidade inteira, com cerca de 60 casas, desapareceu na noite de quarta-feira (8) em Niterói, no Rio de Janeiro, após um deslizamento no Morro do Bumba, no bairro Cubango, causado pelas fortes chuvas que atingem o Estado desde o início da semana. Tanto quanto a destruição e as mortes, a situação anterior da comunidade mostra a dimensão do descaso do poder público no país: a favela foi construída em cima de um aterro sanitário.

O próprio secretário de Saúde e Defesa Civil do governo do Rio, Sérgio Côrtes, explicou a trágica situação e revelou que não sabia da construção de casas em meio ao lixão. "Subi o morro e comecei a sentir um cheiro estranho. Quando acendi a lanterna, vi que estava em cima de lixo", disse ele segundo o G1. "Os moradores disseram que isso era um aterro sanitário", afirmou.

O resgate começou a ser feito pelos próprios moradores, logo após ao desabamento. Em seguida, o Corpo de Bombeiros e homens da Força Nacional de Segurança foram enviados ao local. As cenas da busca por sobreviventes lembraram a tragédia do Haiti. Até as 5 horas desta quinta-feira, 27 pessoas foram retiradas dos escombros, das quais cinco mulheres e um menino sem vida. As outras 21 vítimas, entre elas oito crianças que frequentavam duas creches existentes no local e que também vieram abaixo, foram encaminhadas para hospitais de Niterói.

A situação em Niterói é tão caótica e absurda que, na manhã desta quinta, os responsáveis pelo resgate decidiram interromper as buscas manuais. Segundo a Folha, por conta da grande presença de lixo, há um risco grande de contaminação. Só as máquinas, como as retroescavadeiras, continuarão operando, enquanto os bombeiros terão que esperar a chegada de material especializado.

Nenhum comentário: