terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Babá: coerência e luta ao lado dos trabalhadores e do povo pobre

Babá é professor universitário, formado em Engenharia Mecânica, com pós-graduação no ITA. Atualmente é mestrando no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ).

Fundador do PT e da CUT teve cinco mandatos como parlamentar construídos ao calor das lutas. Elegeu-se pela primeira vez como vereador da cidade de Belém (PA) no ano de 1988. Foi duas vezes deputado estadual (1990 e 1994) e duas vezes eleito deputado Federal (1998 e 2002). Expulso do PT, por votar contra a Reforma da Previdência que retirava direitos dos trabalhadores e dos aposentados, Babá e vários militantes fundaram o PSOL.

Seus mandatos estiveram sempre ao lado das lutas do povo, como foi o caso da ocupação que liderou em Marituba(PA) acampado junto com os trabalhadores , no que depois se converteu no Bairro Che Guevara.

Comprometido com as tarefas da construção do PSOL, que exigia como primeiro passo a coleta de meio milhão de assinaturas em 9 estados Babá, em 2004, transferiu seu domicílio eleitoral para o Rio de Janeiro contribuindo com sua experiência na construção de um PSOL forte em um dos principais estados da Federação.

Entre os projetos apresentados na Câmara dos Deputados destacamos a PEC 463/2005 que cria novo instrumento de democracia participativa, a fim de permitir a auto-convocação popular para realização de plebiscito possibilitando à própria população revogar os mandatos daqueles parlamentares envolvidos em corrupção e o PL 4641/04 que considera os delitos de corrupção ativa e passiva como crime hediondo.
Na defesa da classe trabalhadora, em seu seu primeiro mandato, apresentou projeto de lei que reduzia a jornada de trabalho dos motoristas de transporte rodoviário.

Babá é um militante internacionalista.Esteve na Venezuela em 2002 e 2003 combatendo o golpe imperialista e o lockout petroleiro e apoiando as lutas da classe trabalhadora e dos setores classistas daquele país contra a criminalização das lutas sociais e sindicais. Participou em Cuba do encontro contra o pagamento da dívida externa e na Argentina esteve presente nas mobilizações do “Argentinazo”.

Pela sua destacada atuação parlamentar foi considerado pelo DIAP e pelo Congresso em Foco como um dos parlamentares mais atuantes na Câmara dos Deputados. E pela sua atuação junto aos movimentos sociais é querido e respeitado como seu aliado e porta-voz.
A sua atuação de luta e coerência credenciam Babá como um importante pre-candidato à presidência da república pelo PSOL.

Confira na íntegra do PL 4641/04
http://intranet.camara.gov.br/sileg/integras/258650.pdf
Confira a PEC 463/05
http://intranet.camara.gov.br/sileg/integras/341741.pdf

Acompanhe mais notícias no Blog da Pré-candidatura Babá Presidente.

Nenhum comentário: