quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

OMISSÃO DA FUNASA FAZ MAIS UM ÓBITO


Hoje, 22/02/2010, pela manhã, mais um companheiro intoxicado por DDT tombou, vítima da omissão da Fundação Nacional de Saúde. Arquilau Ruiz esteve ano passado em Belém por força de sua tutela judicial conquistada pelo SINTSEP-PA, para tratamento de saúde. Naquela ocasião recebera a promessa do Chefe de Recursos Humanos do órgão, José Augusto Maranhão Negrão, que iria ser enviado ao Hospital Sarah Kubitschek, para tratamento especializado, o que não chegou a ocorrer.

A junta médica do órgão o visitou em Santarém para aposentá-lo por invalidez, mas a família não aceitou sob orientação do sindicato. Nesta ocasião os representantes da FUNASA renovaram a promessa do Sr. Negrão e, mais uma vez, não se concretizou a promessa. Arquilau e sua família ficaram à espera da vã promessa, mas não resistiu e faleceu em total abandono pelo órgão em que trabalhou anos a fio.

Durante todo esse tempo, o SINTSEP-PA, por meio de sua assessoria jurídica, fez intervenção junto à justiça federal, inclusive com pedido de prisão dos gestores da FUNASA, para que Arquilau viesse a ser atendido em caráter de urgência em Belém, mas a justiça também foi morosa.

Arquilau foi sepultado às 16 horas e 30 minutos, em Santarém, onde recebeu homenagem póstuma do sindicato, via Diretoria Regional de Santarém. Além das condolências, deixamos para a família de Arquilau a certeza de que continuaremos firmes nessa luta, em respeito a esse companheiro que lutou com muita coragem pela própria vida nos últimos dois anos e também em respeito a muitos outros que já se foram.

O sindicato registrou denúncia dura e contundente aos veículos de mídia que se fizeram presentes no sepultamento, SBT, RECORD, e por telefone ainda para a 94 FM, Rádio Rural, bem como participou de entrevista na TV Tapajós, afiliada da Rede Globo, no dia 23/02.

Não devemos aceitar que sua morte seja mais um número na estatística fúnebre do Governo Federal, nem que falte amparo à sua família nessa hora difícil.

Seu falecimento deve servir de combustível a nos empenhar nessa luta inglória, porém justa e necessária, como disse em seu informe o companheiro e funcionário do sindicato Messias Flexa.

Arquilau Ruiz, PRESENTE!

Fonte: Sintsep-PA

Um comentário:

julio miragaia disse...

Mais uma vez o descaso da FUNASA com esses trabalhadores arrancou o que eles tem de mais a importante: a própria vida. É como diz a nota do SINTSEP, o falecimento de Arquilau serve como combustivel para que esses trabalhadores sigam lutando e saindo a denunciar esses verdadeiros assassinos que são o governo Lula e a FUNASA.