sexta-feira, 31 de julho de 2009

Em defesa da Educação Pública - Luta dos Professores Universitários



Abaixo publico artigo retidado do blog da juventude Vamos à Luta, que trata do resultado das discussões e deliberaçãoes dos professores universitários de públicas e privadas de todo o país, que se reuniram em seu 54º Conselho Nacional do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes). A necessidade de se unificar nesse próximo período todos os lutadores é fundamental para se derrotar o plano de destruição e desmonte do ensino público, gratuito e de qualidade no Brasil.
O governo Lula foi muito mais ousado nesse aspecto que até mesmo a Ditadura Militar, que inicou o processo de privatização ao fazer concessões para grupos particulares pudessem explorar através de concessões o ensino suérior. Uma verdadeira catástrofe desde então iniciou-se.

Foi no bojo desses ataques e já no processo de redemocratização do país que surgia o ANDES-SN. Os docentes compreendiam que era necessário dar um passo mais longo, e partiram para a contrução dessa ferramenta, que sem sombra de dúvidas, é um grande exemplo de democracia sindical (talvez nenhuma outra entidade sindical com tão pouco tempo de vida tenha feito tantos conselhos de delegados de base - CONAD's) e autonomia política.
Passados os catastróficos 08 anos de FHC, que significaram ataques e acentuação do plano de rapina do Banco Mundial para a educação superior (há nas academias, bibliotecas, entidades da área, internet, etc. literatura farta sobre o Consenso de Washington e o que significou a aplicação do projeto neoliberal nos países subdesenvolvidos), a coisa só piorou com a chegada de Lula lá.

A política neoliberal é tão criminosa quanto seus implementadores. O imperialismo e as grandes potências não queriam saber de produção de conhecimento e investimentos públicos no ensino superior nos país do "terceiro mundo". O ataque à produção pública e independente de saber foi, e é voraz. Transformou um bem comum à toda a sociedade em comércio. Lula (a malfadada cópia) está se saindo melhor, mais uma vez, que o original: FHC.
O ingrediente "novo" do governo petista é a repressão. Aqueles que ontem apoiavam as greves, atacavam o desmonte do ensino público e defendiam os direitos dos trabalhadores nas suas lutas por melhores salários e condições de trabalho, hoje são os que tentaram de todas as formas quebrar a luta independente do ANDES-SN. Desde as primeiras investidas de Lula, ainda em 2003, quando a maioria dos sindicatos e centrais no país estavam ao lado do governo, o ANDES e combativos sindicatos, entidades do movimento popular e estudantil, faziam no primeiro semestre atos e marchas para barrar a primeira contra-Reforma da Previdência.

A criminalização de quem luta é artigo há muito conhecido na história mundil, mas Lula aproveitando-se de todo a sua história de dirigente sindical, de grevista e trabalhador; a experiência de quem conhece a estrutura sindical por dentro, jogou tudo para acabar com ANDES-SN. O Ministério do Trabalho chegou a descredenciar o ANDES, o governo patrocinou a criação de uma entidade pelega e governista (o PROIFES)para tentar dividir a base do sindicato. Nem no tapetão,a justiça burguesa, o governo conseguiu derrotar o Sindicato.

Nenhum comentário: