sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Balsa quase naufraga lotada de veículos e passageiros no Pará

O sofrimento de quem precisa ir e vir dos municípios de Baião, Mocajuba e Cametá no nordeste paraense para capital do estado ou para outras regiões pela rodovia PA-151 parece só piorar.

Essa região, conhecida também como Baixo Tocantins, tem mais de 400 mil habitantes, os quais sofrem há décadas com o descaso do poder público. Com a construção da PA-151 as distâncias puderam ser encurtadas, porém não tanto, pois no meio da estrada existem dois rios. Estreitos, mas ainda assim, rios. 

A única forma de se seguir viagem é através da utilização de balsas. O que causa uma significativa demora na viagem e que também representa um grande risco para a população, como um naufrágio que quase ocorreu na última quarta-feira, 04, por volta das 15h.

Segundo imagens e comentários postados por passageiros nas redes sociais, uma balsa que fazia a travessia sobre o Rio Meruú, no município de Igarapé-Miri/PA, por muita sorte e por se tratar de um rio bem estreito não naufragou com dezenas de veículos, motoristas e passageiros. Foram momentos de pânico, segundo os relatos, pois quando faltavam cerca de 30 a 50 metros da margem, a balsa começou a afundar, inclusive a água já começava a cobrir o convés da embarcação.

A travessia sobre os rios Igarapé-Miri e Meruú é administrada por duas empresas, sendo que uma delas, a Arapari Navegação Ltda., pertence à família da deputada estadual Ana Cunha (PSDB) e do ex-prefeito de Barcarena/PA "Laurivalzinho" Cunha. Até o momento não temos informação de quem é a propriedade da balsa que quase vai a pique.

O fato é que a população desses municípios não aguenta mais tanto abandono e descaso. Em tempos passados, para se ir de Cametá até Belém, por exemplo, a viagem durava entre 12h a 17h e só era feita através de barcos ou navios. Com o advento da estrada esta distância encurtou muito, no entanto, permanecem grandes dificuldades, o que acabou gerando inúmeros protestos de moradores, que reiteradas vezes, interditaram a PA-151 reclamando a construção de pontes. Algo óbvio e necessário.

A seguir, veja fotos de Jocel Alves sobre o incidente da última quarta:


Nenhum comentário: