segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pará banhado de sangue


Acompanhando as estatísticas deste fim de semana nas zonas de conflito pelo mundo árabe, como a Guerra do Iraque (onde houve trinta mortes), a Guerra do Afeganistão e mesmo a da Síria, onde há uma sangrenta ditadura, não ultrapassam no mesmo período os números da carnificina que vem ocorrendo no Pará.

A cada semana há um novo macabro recorde de pessoas mortas de forma violenta.

Sabemos que o país se arrepia com as notícias que vêm do complexo penitenciário de Pedrinhas no Maranhão, mas o horror que ocorre nas ruas do Pará e de Belém são igualmente ou mais tenebrosos.

Na capa do Diário do Pará (imagem) desta segunda-feira, 20, a manchete mostra que são 38 mortes violentas em um único final de semana, sendo 20 só na capital. Este índice supera de longe estados e regiões metropolitanas muito mais populosas, como de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Números que contrastam com o relatório da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP) divulgado semana passada sobre a quantidade de crimes ocorridos nos últimos anos no Pará. Fazendo malabarismo com as estatísticas a Secretaria afirmou haver diminuído os crimes. Mas foi impossível esconder a verdade: estupros, segundo a SEGUP, cresceram em mais de 30% nos últimos 3 anos.

 A Capa do Diário mostra uma foto do filme de terror que assola a população de nosso estado, no entanto, é mais um exemplo de que os dois principais grupos de comunicação no Pará (Rede Brasil Amazônia de Comunicação - afiliada à Rede Bandeirantes e as Organizações Rômulo Maiorana - afiliada à Rede Globo de Televisão) só fazem jornalismo de verdade quando lhes convém, ou seja, depende da posição que estejam em relação ao Palácio dos Despachos (sede do governo estadual). Óbvio.

Até bem pouco tempo, o senador Jader Barbalho (PMDB/PA), Helder Barbalho (seu filho e pré candidato ao governo do estado) e o PMDB estavam na base de apoio e ajudaram a eleger para o executivo estadual o senhor Simão Robson Jatene (PSDB). Neste período o Grupo RBA, o que inclui o Diário do Pará, de propriedade da família Barbalho, não dizia uma vírgula contra o aliado.


Bastou romperem, pura e simplesmente pela disputa de poder, para o Diário deixar de "comer abíu" e começar a mostrar um pouco da dura e bárbara realidade enfrentada pelo povo paraense, que durante muito tempo eles ajudaram e/ou ajudam a esconder. 

Atualizado às 12h44min, 20/01/2014

Nenhum comentário: