sexta-feira, 14 de março de 2014

Protesto cultural na UFPA

Ontem aconteceu um protesto cultural na Capela Universitária, que infelizmente está em ruínas como é o caso do conjunto da instituição, ainda que existam dezenas de obras.

Organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE)e pelos Centros Acadêmicos (CA's), a intenção do evento, que contou com a apresentação de várias bandas e com a exposição de um varal de cartazes é de protestar contra um acelerado processo de privatização interior da instituição, bem como de repúdio às ações discriminatórias da Instituição e seus agentes de segurança, que criminalizam os ribeirinhos, acomunidade universitária e as pessoas que buscam interagir com a natureza, contemplar e usufruir da orla do Campus do Guamá.

Cartazes denunciaram a presença permanente da polícia, que é vexatória e não condiz com o espaço universitário, que deve ser o espelho da democracia e da busca do entendimento pelas idéias. O inverso de tudo aquilo que as forças policiais representam, principalmente a militar, com seus vícios, resquícios e práticas oriundos dos sombrios anos de Ditadura no país.

Foi denunciada ainda a obra milionária do muro de arrimo na orla da UFPA, que de nada tem servido, pois o processo de erosão segue a passos largos.

No momento em que eu fazia as fotos, um típico toró amazônico precipitou-se sobre o rio Guamá, e pude presenciar o desespero da equipe de produção para salvar os equipamentos das nervosas goteiras que se apresentaram na Capela Universitária, que não faz muito tempo, havia sido "restaurada", mas que também está cercada de um lago com água parada. Terreno fértil para o mosquito da dengue.

Antes da Chuva



Depois da chuva



Nenhum comentário: