sexta-feira, 27 de maio de 2011

Impunidade e omissão de autoridades do Pará mataram extrativista

Maria da Silva e seu esposo Zé Castanha; casal de extrativistas
brutalmente assassinados em Nova Ipixuna/PA
 Omissão matou sindicalistas, acusa família

Familiares, amigos e ativistas dos movimentos sociais acusam a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Pará, a Ouvidoria Agrária - ligada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário -, o Ibama e o Incra por omissão em relação aos assassinatos dos líderes extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, anteontem, em Nova Ipixuna, a 481 km de Belém, segundo publicou o jornal Folha de São Paulo, em sua edição de ontem. Eles contestam a afirmação de representantes dessas instituições, de que não foram informados, de que não havia registros anteriores de denúncias e, portanto, as ameaças de morte contra o casal eram desconhecidas.

Representantes desses mesmos órgãos estiveram anteontem no velório do casal, em Marabá, no sudeste paraense. De terno e gravata, acompanhados de agentes da Polícia Federal, chamaram a atenção das dezenas de pessoas que estavam no local, a casa de um irmão de José Claudio, em um espaço que, em dias comuns, é um bar.

O casal aparece no último levantamento de ameaçados de morte elaborado pela CPT (Comissão Pastoral da Terra), ligada à Igreja Católica. (ORM)
*****************

Veja vídeo clicando aqui, no qual o próprio extrativista denunciou em evento no mês de novembro do ano passado, que estava ameaçado de morte. (M.B.)

Nenhum comentário: