sexta-feira, 27 de maio de 2011

Chegou a hora de tomar as ruas pela CPI da Alepa



Há meses que a sociedade civil, sindicatos, entidades estudantis e associações de moradores, assim como partidos políticos de esquerda (PSOL, PSTU e PCB) se mobilizam pela moralidade na política e pela punição de toda a quadrilha que durante anos assaltou literalmente os cofres públicos da Assembléia Legislativa do Pará - Alepa.

O escândalo da Alepa, talvez seja hoje o mais catastrófico, diante da grandeza dos desvios na ordem de dezenas de milhões de reais, e a catástrofe se explica também diante do silêncio que se abateu sobre esse assunto na imprensa nacional. Mas aqui no estado, as pressões pela apuração dos fatos, devolução aos cofres públicos dos recursos desviados, e punição aos culpados só segue mais forte e a cada dia ganhando adesão de importantes setores da sociedade, como a Ordem dos Advogados do Brasil - seção Pará.

Até a mídia burguesa, o grupo da família Maiorana (ORM) entrou na mobilização pela CPI da Alepa. Vale lembrar que a CPI foi proposta pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues/PSOL, e dos 41 deputados, necessita da assinatura de 13 para ser aberta, faltando até o momento apenas duas.

Esse quadro demonstra o quanto os podres poderes e a corrupção atinge a grande maioria dos parlamentares, os quais tem o famoso "rabo preso" e fogem da investigação como o diabo da cruz. Tudo, claro, orientados de perto pelo presidente da Casa, Manoel Pioneiro/PSDB, bem como é a mesma orientação da bancada do corrupto PMDB (do ex-presidente Domingos Juvenil) e do governador do estado Simão Jatene/PSDB.

Todos tem medo da CPI, pois os tentáculos dos desvios são longos e começaram justamente durante a gestão do atual senador Mário Couto/PSDB (lembram do Tapiocoduto?!), passando pelas gestões de Martinho Carmona/PMDB (e na época no PDT), Pioneiro e Domingos Juvenil/PMDB.

Sem contar o domínio sombrio da família Hage, que dominava a folha de pagamento da Alepa, como hoje a dona Rosa Hage domina o Tribunal de Contas dos Municípios. Por isso que o filho dela, que também é deputado estadual, não assina a CPI. Sempre legislaram em causa própria, por isso chegou a hora de pagarem pelos desvios cometidos, tudo escancarado nas páginas da grande imprensa.

O fato é, como diria o sambista e cronista popular dos morros cariocas, Bezerra da Silva, no caso da corrupção e desmandos na Alepa, "se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão!". Quem não deve, não teme!

Nesse sentido, convocamos a todas e todos para que amanhã, estajamos na manifestação chamada pela OAB.

Estaremos juntos aos movimentos sociais exigindo que se instale imediatamente a CPI; que ela não termine em pizza e que todos os envolvidos nesse crime medonho devolvam o que roubaram, e sejam punidos pela ousadia de fazê-lo!

Chega de impunidade!
Chega de corrupção!
Dinheiro para saúde, segurança e educação!

Ato contra a corrupção na Alepa
Dia 28/05/11 - Sábado - 09h
Concentração: Praça da Trindade em frente a OAB

Não falte!

Nenhum comentário: