terça-feira, 19 de abril de 2011

Populações indígenas nada tem a comemorar

Por Marcus Benedito

Em tempos em que a Organização dos Estados Americanos - OEA determina ao governo brasileiro que suspenda imediatamente as licenças fraudulentas da UHE Belo Monte, pois trata-se de claro atentado contra as nações indígenas da região da Volta Grande do rio Xingu e de toda a Amazônia, a qual sofrerá com os impactos da famigerada obra do PAC, exibo os vídeos abaixo afim de que alimente em cada um a indignação e o espírito guerreiro de luta para que continuemos batalhando contra essa farsa de desenvolvimento que o Governo Dilma (PT/PMDB) quer enfiar goela abaixo dos povos do Pará e do Xingu!

Belo Monte representa a dizimação de mais de 14 mil indígenas, distribuídos em quatorze etnias, assim como representará um ataque sem precedentes à Volta Grande do Xingu, que sem sombra de dúvidas, é um lugar mágico, único e de riquezas inimagináveis do ponto de vista cultural, ambiental, social, etc. A Volta Grande, por exemplo, é o único lugar no planeta terra onde ainda coexistem três diferentes troncos linguísticos; e infelizmente agora o corrupto governo brasileiro, mancomunado com grandes corruptoras e as maiores financiadoras da campanha presidencial de Dilma em 2010, as empreiteiras, querem terminar por dizimar com todo esse patrimônio da humanidade, e rasgando toda a legislação burguesa atual do país que diz que os índios devem ser ouvidos em caso de obras em suas terras, pretendem afogá-los em um imenso lago de água podre e morta!

Os que já foram milhões em 1500 quando o invasor português por aqui chegou, hoje, dia 19 de abril de 2011, portanto no século XXI, o que no descobrimento poderíam até chamar de futuro, percebemos que este não foi nada generoso com os verdadeiros donos destas terras. Pelo contrário, o homem branco chegou trazendo doenças, fome, matança e miséria para as nações indígenas. Reduzidos a cerca de pouco mais de 500 mil pessoas, temos reforçada a convicção de que este é o momento da luta, apoiados nos exemplos de luta dos operários de Jirau, Santo Antônio e todas as obras do PAC no país que foram paradas pelas greves  neste mês, para não permitir que mais esse projeto de dizimação de toda uma civilização siga adiante.

Em sua grande obra historiográfica, o 18 Brumário de Luís Bonaparte, o historiador e pensador alemão Karl Marx analisa como uma nação (França) se entregou a um farsante permitindo a este que lhe desse um golpe de estado. Na sua análise, ao emendar Hegel, Marx diz que ele "observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa".

A grosso modo podemos dizer que a hidroelétrica de Tucuruí/Pa foi a tragédia e a de Belo Monte será a farsa!

ÁGUA É VIDA E NÃO MERCADORIA!

BELO MONTE NÃO! TERRA SIM! 

VIVA O RIO XINGU, VIVO PARA SEMPRE! 

VIVA OS RIOS DA AMAZÔNIA, VIVOS PARA SEMPRE!

Assista aos vídeos abaixo e se indigne também!
Vamos a luta junto aos índios e populações tradicionais contra essa barbárie!



Nenhum comentário: