segunda-feira, 25 de abril de 2011

Belo Monte é tragédia, pelos exemplos de Jirau e Santo Antônio, anunciada!

Não às demissões em Jirau

Nenhuma confiança nas centrais sindicais que traíram os trabalhadores!

Enquanto as empreiteiras anunciam demissões de 6 mil trabalhadores para conter a situação explosiva nos canteiros de obras, o governo e as centrais sindicais acham normal!!!

22 mil homens e mulheres da Usina Hidrelétrica de Jirau, com refeições de péssima qualidade, alojamentos improvisados que parecem senzalas, banheiros indignos e passando meses sem ver as famílias por um salário miserável, fizeram uma justa rebelião.
 
A mídia escondeu quanto pode porque as usinas são as obras do PAC, principal “investimento” do governo Dilma. Os funcionários foram tratados como delinqüentes porque são trabalhadores braçais, peões do interior do país! A CUT declarou que eram vândalos a serviço da Força Sindical, e ela por sua vez negou apoio.

Carrascos defendem condenados

Quando o conflito foi a público, essas mesmas centrais que permitiram toda essa falta de dignidade foram a negociar em nome dos trabalhadores!!! O governo inventou a Comissão Tripartite Permanente, entre centrais sindicais, empresas e governo. Novamente prejudicando a classe trabalhadora, a CUT e a Força Sindical entraram no jogo!

Após semanas de greve, num movimento espontâneo, que apenas contou com a simpatia de milhares de trabalhadores brasileiros, conquistaram a maioria das reivindicações imediatas e a promessa de diminuir as terceirizadas e a assinatura de Acordo Coletivo.

Dias depois a Camargo Corrêa anunciou 6 mil demissões! Patrões, centrais e Ministério do Trabalho se reuniram em Brasília e pactuaram. O ministro Gilberto Carvalho disse -“Demissões são naturais, a empresa sabia que contratou mais gente do que o adequado”. As centrais falaram -“a rotatividade é grande, mas é um avanço porque antes de ocorrer às demissões serão negociadas com os sindicatos...” São 30% do efetivo da obra, o que representaria uma limpeza no quadro de trabalhadores, principalmente dos que participaram das manifestações. E eles acham normal. Isso é um crime! Uma traição contra os trabalhadores!
O bobo da corte

Foto: Rede Cultura

Dilma fez jogada de cena completa, convidou a CSP-Conlutas, "todas as centrais do país participaram", assim passou a idéia de que medidas efetivas seriam tomadas. Conlutas e o Pstu, que sempre foram contra as "Comissões tripartites", rapidamente entraram. Parece que a vaidade e a pressa para legalizar sua Central falaram mais alto.

Direito a participar? Claro que tinham. Mas ficar calados sem denunciar a armadilha foi muito grave! Não fazer um estardalhaço com milhares de panfletos e propaganda paga na televisão foi um descaso com os trabalhadores. Legitimaram o fórum anti-operário e ajudaram a iludir a imensa massa de trabalhadores desamparados. Isso é o que dá confiar nas negociações com o governo. A Conlutas não alertou sobre as demissões! Não exigiram que as comissões de base participassem nas negociações!

A luta continua!

Porém, a crise não está resolvida. O descontentamento é muito grande, já são mais de 100 mil trabalhadores no país que fizeram greve e a situação pode se espalhar. Nenhuma confiança nos sindicatos governistas e nas centrais sindicais pelegas! Os trabalhadores devem se organizar de maneira independente, pela base! Nenhum trabalhador deve ser demitido! Toda a solidariedade aos trabalhadores da construção civil!

Unidos pra Lutar – Associação Nacional de Sindicatos Independentes

Nenhum comentário: