quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Tuma foi pra tumba

De terno branco, o delegado Sérgio Paranhos Fleury, no canto a direita, Romeu Tuma*

Romeu Tuma, queima no inferno

Romeu Tuma foi o responsável pelo setor de informações do famigerado DOPS-SP, na época em que o Delegado Fleury reinava inconteste. Auge dos anos de chumbo, sob o peso do AI-5. O DOPS foi um dos maiores centros de tortura do país, centenas de brasileiros foram seviciados neste aparelho de repressão. Muitos não saíram vivos. Destes, alguns até hoje não se tem notícia. Romeu Tuma tomou parte de tudo isso.  Mesmo tendo sido responsável pela prisão do então líder operário, Lula da SilvaDizem que não se envolvia diretamente nas torturas, mas é tão culpado quando o delegado Fleury, seu amigo próximo. Hoje, Tuma partiu ao encontro de seus parceiros de infâmia. 

Vai tarde! 

* Imagem copiada do livro Autópsia do Medo, de Percival de Souza
____________________________________________________________


 Há 30 anos (em 19 de maio de 1980), um mês após ser preso, Luiz Inácio Lula da Silva, era libertado pelo então diretor do DOPS - a polícia politica do Regime Militar - Romeu Tuma, hoje Senador da República e pai daquele secretário nacional de Justiça, que foi flagrado em conversas telefônicas interceptadas pela Polícia Federal, supostamente pedindo favores e prestando auxílio ao chinês Li Kwok Kwen, conhecido como Paulo Li, e preso por contrabando. (Fonte.)

___________________________________________________


Romeu Tuma, ainda terminaria seu currículo servindo ao governo FHC/PSDB e também ao de Lula/PT

Como se vê, não foi Romeu que teve um surto de esquisofrenia e acordou de 'esquerda', mas o contrário: Lula é que governou para/e com a burguesia, numa das traições mais vergonhosas da história da humanidade. 

O líder operário que se junta aos herdeiros da Ditadura e governa com notável suvserviência ao Imperialismo. Tal qual os tucanos. (Marcus Benedito.)

Nenhum comentário: