sexta-feira, 21 de maio de 2010

Tv Pública apenas no nome

O Observatório da Imprensa, da Tv Brasil, sempre tem feito debates de nível, colocando questões fundamentais acerca da liberdade de imprensa, limites ou não para esse exercício, o controle;monopólio da informação, a manipulação e oportunismo na hora de informar, etc., etc., etc., mas uma questão fundamental acerca do controle e da ausência total de autonomia das chamadas Tv's públicas, o seu caráter e acima de tudo o compromisso ético com a informação e sua relação direta com os anseios e necessidades do público, infelizmente estão longe de ter uma aplicação mais próxima de todos esses anseios.

No plano federal, temos como secretário de comunicação institucional, nada menos, que o afilhado da ditadura e filhote dos Marinho, Franklin Martins. Aqui no Pará, a Funtelpa, de longe cumpre seu compromisso de bem informar, de atender a essa questão sempre cumrpindo ao desafio de fornecer informaão, programação educativa e cultural para que ajude a avançar a criticidade e tenha como resultado também, a melhoria das condições de vida da população menos favorecida.
O sucateamento da Funtelpa é outra marca desses governos.

Estive ano passado na Rádio Cultura, para falar sobre uma campanha de prevenção aos acidentes de motor com escalpelamento, no Programa Parafernália, e pude constatar o retrato do descompromisso com aquela fundação. Depois da entrevista, fui gravar um spot (p/ alertar aos ribeirinhos sobre os cuidados p/ evitar o escalpelamento), mas peregrimanos por três estúdios até encontrar um com equipamentos que não estivessem quebrados. Essa, é mais uma foto desse triste filme de descaso que se tornou o Pará com tucanos, barbalhos e petistas.

Sinceramente, a Funtelpa está caindo aos pedaços... Não são só os equipamentos que estão funcionam. Os servidores são mal remunerados, o assédio moral é constante, além do crime da total manipulação do que se é escrito ou falado nos organismos da Funtelpa. A linha editorial é de total atrelamento ao governo de turno. O compromisso público de bem informar simplesmente foi sepultado pelo petucanato. Isso é uma vergonha imoral. A pressão sobre os profissionais da comuniação é absurda! Eles só podem falar de "coisas positivas para o governo".

Para exemplificar, e termino com isso, gostaria de saber se alguém viu em qualquer noticiário do Canal 02 na Região Metropolitana, ou em qualquer outro lugar alguma informação sobre as caixas recheadas de irregularidades do governo?
Alguém viu no Portal Cultura, ouviu na Rádio Cultura ou viu na Tv alguma informação sobre a greve de merendeiras, fachineir@s e professor@s do Estado?

Mas campanha deliberada para a governadora certamente você viu a Funtelpa fazer:

Clique aqui.

Como diria o porco fascista, Boris Casoy, isso é uma vergonha!
Alô TRE!!! Alô M.P.Eleitoral!!!

Nenhum comentário: