quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Mídia: Ode à igualdade de tratamento

Pena de morte na Indonésia, EUA, China, etc. Prisão para homossexuais na Rússia, Nigéria e dezenas de outros países mundo afora. E agora mais esta notícia: Miss Turquia de 2006 pode pegar até dois anos de prisão por postar um poema no Instagran. De forma satírica, o poema fazia alusão ao presidente Recep Tayyip Erdogan. Bastou para "enquadrar " a miss no crime de insulto.


Foto: Reprodução Instagran/mervebuyuksarac
Para esse caso, como o da "mendigata" de Niterói/RJ, o portal de notícias da família midiática mais rica do mundo, o G1, deu maior destaque. Talvez porque tenham a mesma cor de pele dos Marinho, talvez porque sejam mulheres bonitas. O fato é que nem a "mendigata" merece viver nas ruas, nem a modelo Merve Buyuksarac (foto) merece dois anos de prisão, assim como ninguém merece ser estuprada. No entanto, o Jornal Nacional sempre usa um peso e duas medidas na escolha de suas pautas.

Infelizmente atitudes racistas, sexistas, homofóbicas, machistas, preconceituosas e violentas, principalmente as que partem do estado, são praticadas a todo o instante, em diversas partes do planeta. O Boko Haran, por exemplo, promove uma carnificina na África, mas os grandes veículos de comunicação, como os da Rede Globo, só se sensibilizam quando gente muito bonita, ou brancos e/ou os mais abastados financeiramente estão entre as vítimas. Eis o recente caso da Charlie Hebdo para corroborar comigo.

Em todo caso, precisamos sempre nos levantar contra todo tipo de opressão. Não podemos aceitar os crimes de estado cometidos ainda hoje por Israel, Síria, Nigéria, Irã, Estados Unidos, Brasil, etc. Pode até serem escritos em suas leis, mas violam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, portanto, são crimes! 


Merve não pode ser condenada pelo crime de insulto, pois este não está acima do direito universal à liberdade de expressão!


Justiça para Merve Buyuksarac!


Última atualização: 01/03/2015, às 22h54

Nenhum comentário: