segunda-feira, 19 de maio de 2014

Concurso do Banpará sob suspeita

Diversos "concurseiros", como são conhecidas as pessoas que se dedicam por meses e/ou anos aos estudos para aprovação em concursos públicos, denunciaram nas redes sociais e a este blog algumas fragilidades e irregularidades que colocam sob suspeita o concurso público de edital nº 001/2014 para provimento de vagas em cargos de nível médio (técnico Bancário) e de nível superior (contador e médico do trabalho) para o Banco do Estado do Pará S/A, o qual está sendo executado pela empresa Inaz do Pará Serviços de Concursos Públicos Ltda.

Segundo um candidato que preferiu não se identificar, tudo começou com o remanejamento de concurseiros que fariam suas provas nas salas de número 19 a 29 da Escola Estadual de Ensino Médio Deodoro de Mendonça para o Campus de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (CCSE/UEPA) (leia nota de remanejamento aqui).  O candidato afirma que houve muita confusão, pois muitas pessoas ficaram sabendo na hora que haviam sido remanejados para a UEPA. 
Para esta eventualidade a Inaz reservou uma sala extra no Deodoro de Mendonça. 

Contudo o que levou vários candidatos a protestarem no momento de entrega das provas, foi perceber na sala 11 do CCSE/UEPA que o lacre do pacote com as provas estava semi-aberto, o que denota uma grande falha na inviolabilidade do material. Após o tumulto inicial, todos concordaram em realizar o certame e acordaram que fariam um Boletim de Ocorrência (B.O.) ao término. 

Nossa fonte não soube dizer se realmente o B.O. foi realizado. O blog entrou em contato com a Inaz do Pará serviços de Concursos Públicos Ltda., a qual negou qualquer irregularidade.

O fato é que evidenciou-se pacotes de provas frágeis, mudanças de locais de prova e lacre violado, os quais são ingredientes que podem colocam em xeque a lisura do processo. 

Esperamos que as autoridades competentes (Ministério Público do Estado do Pará e Banpará) possam esclarecer o caso e assim tranquilizar as milhares de pessoas que pagaram cursinhos caros e a prova em busca de melhores condições de vida e posição no mercado de trabalho.

5 comentários:

André disse...

Teve uma questão, a número 44 para técnico bancário, que tinham duas respostas e eles não anularam, e o pior, no recurso não explicaram especificamente os motivos para não anular, que interesses eles estão defendendo fazendo esse tipo de coisa? Vai saber ...

Anônimo disse...

Na verdade outras questões também deveriam ter sido anuladas e não foram.

Anônimo disse...

Teve questao de fisica em prova de matematica! Assim fica dificil...

Anônimo disse...

|Com tantas irregularidades e falhas, o MP tem que tomar uma providencia sobre isso.Não deixando que essa banca faz o que bem entender nos seus concursos.Fica se achando se MP não fizer nada.

Anônimo disse...

|Com tantas irregularidades e falhas, o MP tem que tomar uma providencia sobre isso.Não deixando que essa banca faz o que bem entender nos seus concursos.Fica se achando se MP não fizer nada.