domingo, 25 de maio de 2014

Novo Terminal Hidroviário, velho apartheid: proibida entrada de pessoas de chinelo, bermuda e/ou mochila

Terminal para gringo ver
Simão Jatene/PSDB, governador do Pará, entregou nesta sexta (23) o novo galpão 9 da Companhia Docas do Pará (CDP), o qual apelidou de Terminal Hidroviário de Belém e que custou aos cofres públicos a abissal quantia de 19 milhões de reais.

Não bastasse o valor da obra, inicialmente orçada em R$ 9 milhões, o governo proibiu que cidadãos transitem por lá vestidos de bermuda, calçando chinelo e portando mochila

Não, você não está "viajando", realmente há uma normativa no local proibindo o uso de chinelas, bermudas e mochilas. 

Um terminal para ribeirinhos. De onde devem partir pessoas de barco ou navio para as localidades que detém as piores posições no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, a região do Arquipélago do Marajó e do Baixo Amazonas. De lá partirá gente para Melgaço, por exemplo, que é o pior IDH do país, portanto, usuários pobres e/ou miseráveis, que agora antes de viajar, têm que comprar calça, sapato e mala. Nada de havaianas (que agora é cara e chiquê), roupa de camelô e mochila.

Uma perseguição nada nova

A medida do governo do Pará nos faz voltar ao final do XIX, início do XX, quando  o intendente de Belém, Antônio Lemos, com sua política de higienização social, fez algo muito parecido. 

Em 1898, Lemos criou a Guarda Municipal de Belém e no mesmo ano editou o reacionário Código de Postura do Município, que dentre outras coisas, proibia que pessoas sem chinelas transitassem pelo centro, coletassem frutas, como as mangas, e até que cuspissem no chão. A sesta embaixo das mangueiras, muito comum entre os trabalhadores do Centro Histórico, também virou crime. A repressão era tamanha e medonha, principalmente no entorno do antigo Largo da Pólvora, atual Praça da República, onde se construiu no período áureo da Belle Époque, o ostentoso Teatro da Paz. 

Em pleno século XXI, nunca imaginei que presenciaria um apartheid desses. 
Jatene é sujo, imoral, segregador, nefasto. A mesmíssima coisa foi feita há alguns anos, quando na mesma CDP, o PSDB do então secretário de estado de  planejamento Simão Jatene, tomou os galpões 1, 2 e 3 e fez mais uma obra faraônica, segregacionista e para gringo ver. Mesmíssimo modus operandi: orçada inicialmente em R$ 19 milhões, Almir Gabriel/PSDB (governador há época) e Jatene entregaram a Estação das Docas (apelidada pelo povo pobre e trabalhador de Estação das Dondocas), uma obra superfaturada ao valor final de quase 38 milhões de reais.

Desobediência civil


Maquete gráfica.
Eu vou nesse terminal de mochila, chinelo e bermuda. Espero ser detido e preso. Quero saber quem estará cometendo atentado contra o artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil. Eu ou governador do Pará.

Contudo, nós que lutamos contra a Proposta de Emenda Constitucional 37 (#PEC37), porque acreditamos na importância do Ministério Público, esperamos que o MPE/MPF façam algo,  pois a sociedade organizada e os movimentos sociais não vamos aceitar essa aberração!
_______________________________

Veja ERRATA aqui.

Atualizado às 01h23min, dia 26/05/2014

Nenhum comentário: