domingo, 18 de maio de 2014

Zenaldo: hipocrisia sem limites


· 





por José Emilio Almeida

Nas fotos, para conquistar eleitores, Zenaldo Coutinho (PSDB), como sempre, está sorridente. Mas na vida real, Zenaldo demite e nega direitos aos garis que trabalham na Prefeitura de Belém. 

Em dezembro de 2013, o prefeito de Belém, sem dó nem piedade, demitiu cerca de 1300 garis, contratados após aprovação em processo seletivo realizado em 2012, sob a alegação de que seus contratos de trabalho haviam se encerrado. 

Para tentarem reaver os seus empregos, os garis passaram a procurar as empresas, contratadas por Zenaldo para cuidarem da limpeza pública em Belém. Mas, como tinham conhecimento dos seus direitos trabalhistas, a maioria deles não foi aceita por essas empresas, que exploram a mão de obra, sem dar benefícios aos empregados. 

Em fevereiro deste ano, após muita luta travada pela Associação dos Concursados do Pará (Asconpa), Zenaldo foi obrigado a nomear parte dos garis aprovados em concurso público realizado em 2012. No entanto, a maioria, incluindo os aprovados no cadastro de reserva, ainda aguarda novas ações para pressionar o prefeito. 

Zenaldo não dá aos garis os equipamentos de proteção individual para que os mesmos exerçam as suas atividades sob o escaldante sol e a frequente chuva de Belém. A maioria trabalha sem uniforme, sem bonés, sem luvas, sem botas e sem o protetor solar. Além do mais, muitos reclamam não receber em dia o vale transporte e o tíquete alimentação.
_____________
*José Emilio Almeida é professor de francês e dirigente da Asconpa.

Nenhum comentário: