segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Basta de caos no PSM! Derrotar a privatização de Zenaldo para salvar vidas!

Três secretários de saúde em um ano. Pacientes há 19 dias esperando atendimento. Jovens morrendo porque o hospital não atende a determinados tipos de doença. Banheiros e elevadores sem condição de uso. Esses são apenas alguns dos muitos problemas do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, o PSM da 14, denunciados pela Assesmub no Globo Repórter da última sexta (13/12). A solução, segundo o ex-diretor do hospital, é rezar o pai nosso e para a prefeitura de Zenaldo é privatizar.
Entra governo e sai governo e a situação da saúde pública municipal só se agrava. A ASSESMUB e a Unidos Pra Lutar estão desde o início do ano com a campanha “SOS PSM”, pedindo intervenção do governo federal no hospital e denunciando a privatização que intenta o prefeito Zenaldo Coutinho.
Recentemente empossado, o agora ex-diretor do PSM, José Maria Gonçalves, perseguia a Associação e não queria permitir que os servidores fizessem suas assembleias para lutar contra o caos na saúde. Foi preciso entrar na justiça para garantir o direito de nossa organização.
O caos do PSM virou notícia nacional
Foram várias paralisações, atos e até greves que fizemos de 2012 pra cá e as medidas tomadas pela administração municipal foram todas paliativas. Os trabalhadores ao irem pra rua sempre deixaram claro que sua luta naquele momento era pra além da questão salarial, mas por INVESTIMENTO na saúde para garantir as condições mínimas de atendimento para os pacientes que sofrem nas filas. Na reportagem da Globo, a técnica de enfermagem Rosana Oliveira, presidente da ASSESMUB (Associação de Servidores da Saúde do Município de Belém), denunciou que os maqueiros estavam sendo obrigados a levar os enfermos pelas escadas com o apoio de uma prancha, já que o elevador não funcionava há mais de um semestre. O elevador voltou a funcionar, mas de forma precária, pois o motor é velho.
Zenaldo quer privatizar a saúde
Não bastasse a situação de caos instalada, a saída proposta pela prefeitura é no mínimo desrespeitosa e paliativa. Zenaldo, em tom sereno, fala que o pronto socorro passará por uma reforma gradual, como se isso tivesse sido anunciado agora. Fala em adicionar profissionais via concurso público quando mais de 600 aprovados no último concurso realizado pela SESMA ainda aguardam nomeação da prefeitura. O prefeito se esqueceu de dizer que pretende utilizar o Porto Dias, hospital que comprou para ser o novo PSM, sob administração de uma Organização Social (OS) que significa na prática privatizar o PSM e precarizar o Hospital Mário Pinotti quando diz que vai ser retaguarda com reformas mínimas.
Estamos todos, servidores e usuários cansados do teatro da prefeitura e seus aliados que fingem que está tudo bem, enquanto jovens como Jéssica Rodrigues, de 16 anos, tem suas vidas perdidas por falta de atendimento. Vinte e seis dias depois de dar entrevista ao Globo Repórter, a jovem, que tinha lúpus e albumina faleceu sem atendimento adequado. A parte hidro-sanitária do hospital está condenada e no último fim de semana, com a chuva, o chão do foi contaminado com água com fezes.
A prefeitura ainda não esclareceu como fica a situação dos servidores no remanejamento para o Porto Dias. Já houve três reuniões com o Ministério Público Federal e a prefeitura não conseguiu responder para o Procurador Alan Mansur sobre o remanejamento e o quantitativo. O que leva diretamente a idéia que o novo hospital funcionará com servidores terceirizados ao invés de concursados.
PSM 100% público e reestruturado!
Defendemos que o Hospital Porto Dias seja administrado 100% pela Prefeitura (Administração Pública) e que os trabalhadores sejam servidores concursados de carreira. Quanto ao Mário Pinotti, defendemos a reestruturação completa dele, o transformando em um moderno hospital portas abertas para a população. Nossa campanha pela intervenção federal e contra a privatização de Zenaldo continua e convidamos os servidores nesse momento de grande debate sobre os rumos do PSM para nossa assembleia extraordinária, que ocorre nessa terça-feira, 17/12, às 18h em frente ao PSM. Participe a fortaleça nossa luta. Unidos, somos fortes!
Todos à Assembleia Geral
Quarta, 18/12 18h, no HPSM Mário Pinotti (14 de Março)

Nenhum comentário: