terça-feira, 11 de junho de 2013

Evento marca 33 anos da morte de estudante da UFPA na Ditadura Militar

Por Yuri Coelho


Em 10 de março de 1980, na sala 2 do Bloco F, Campus Básico da Universidade Federal do Pará, um estudante foi morto durante a aula da disciplina Estudos dos Problemas Brasileiros. O universitário era César Moraes Leite, 19 anos, do curso de Engenharia Química. Tal acontecimento marcou o momento em que os estudantes universitários da época fizeram resistência à presença de agentes de repressão armados dentro das universidades.
Articulação e mobilização - 33 anos após os acontecimentos, será realizado o Seminário César Leite: Por Verdade, Memória e Justiça, que ocorre nos dias 11 e 12 de junho, no Auditório José Vicente Miranda Filho, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Campus Profissional da UFPA. Segundo Breno Cavalcante, membro da comissão organizadora do evento, o seminário será um espaço de articulação e mobilização para reanimar o diálogo sobre as perseguições políticas, os desparecimentos forçados e as violações dos Direitos Humanos no período da ditadura, dentro da Universidade.
Quem organiza o evento é o Levante Popular da Juventude, com apoio do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Aldeia Kayapó (Najupak), do Centro Acadêmico de Física, do Centro Acadêmico de Farmácia e da Faculdade de Direito. Para mais informações, acesse a página do evento.
Programação – O primeiro dia do evento coincidirá com o aniversário da morte de Paulo Fonteles, figura emblemática que se destacou na defesa da Reforma Agrária e transformou-se em um símbolo da luta pela terra no Pará e no Brasil. Estará presente à mesa de abertura Paulo Fonteles Filho.
Estão confirmados, também, durante os dois dias do evento, membros da Comissão Nacional da Verdade, criada para investigar violações de Direitos Humanos, ocorridas entre 1946 e 1988, no Brasil.
No último dia, serão entregues ao representante da Reitoria projetos, que têm como objetivos a implantação da Comissão da Verdade da UFPA e a criação de um memorial na sala 2 do Pavilhão F, onde César foi morto, bem como a reinauguração da placa em homenagem ao estudante.
Yuri Coelho é da Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

Nenhum comentário: