terça-feira, 11 de junho de 2013

Privatização da Santa Casa em pauta. Governador Jatene, o rei dos ataques à saúde

O modo tucano de governar faz mal à saúde. 

A lógica é velha e conhecida pela maioria da população do estado: governo investe milhões na construção e para equipar hospitais e depois os entrega de "mão beijada" para a iniciativa privada. Um verdadeiro descalabro e uma contradição que se choca frontalmente com as reivindicações históricas da luta dos movimentos de saúde no país e com a lógica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Trata-se de ato de lesa humanidade, que longe de garantir saúde de qualidade para os que mais precisam, a população carente de nosso estado, a privatização de hospitais via OS's (Organizações Sociais) promove o verdadeiro caos nestes estabelecimentos, bem como um verdadeiro saque aos cofres públicos. Está aí o Hospital Metropolitano e o Regional de Breves, por exemplo, para contar história.

Agora o governador Simão Jatene/PSDB vem com mais essa vergonhosa e criminosa proposta de privatizar a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Uma tentativa bandidesca de favorecer seus apaniguados e de gerar mais caos, dor e sofrimento na já sucateada saúde do Pará.

A sociedade do estado, os movimentos sociais e todos os usuários do SUS precisam acordar para a gravidade que é essa proposta e se mobilizarem no sentido de impedir mais esse atentado do PSDB/MD (antigo PPS, partido do secretário Hélio Franco) no Pará.
*****************

Do blog Ananindeuadebates:


"Dr. Helio Franco o sr. é uma vergonha para a classe dos médicos"


Presidente do sindicato dos Médicos aponta o dedo para o Secretário de saúde (camisa marrom)
Foi assim que o presidente do sindicato dos médicos falou para o secretário de saúde do governo do estado do Pará, na Audiência Pública que debateu a possível privatização da Santa Casa, ontem na ALEPA. O debate sobre a privatização seguia tenso com servidores e membros do movimento popular, se posicionando contra as posições dos membros do governo do estado,
Dr. Hélio Franco foi vaiado pelos servidores
quando foi fazer seu pronunciamento o secretário de Saúde do Pará, Dr. Hélio Franco jogou gasolina na fogueira, falou que alguns médicos do Pará ganham mais de 50 mil e tiveram reajuste até de 200% com a conivência do Ministério Público, e que são uns privilegiados e que o sindicato dos médicos é bancado pela Unimed. O Presidente do sindicato dos médicos Dr. João Fonseca Gouveia, falou que o secretário de saúde era uma vergonha para a classe médica. O clima ficou tenso,
Deputado Edmilson virou o bombeiro na Audiência Pública
quem jogou água na fogueira foi o deputado Edimilson do Psol, que fez um discurso “serena” os ânimos. Depois da famosa frase de Hélio Gueiros dizendo que os médicos era que nem sal,  agora um secretário do governo Jatene,  carimbou os médicos como   “Marajás de Jaleco Branco”. Enquanto isso, pretos, pobres e putas morrem nas filas dos hospitais da vida..


Fotos Rui Baiano Santana.

Nenhum comentário: