terça-feira, 21 de junho de 2011

Atenção! Não perca hoje ATO CONTRA O NOVO CÓDIGO FLORESTAL E OS ASSASSINATOS NO CAMPO


barrar o novo código florestal e os assassinatos no campo!

No último mês, o agronegócio recebeu uma série de benefícios e ao mesmo tempo assistimos um aumento de violência no campo. Na câmara dos deputados, o governo Dilma aprovou a proposta de código florestal do deputado Aldo Rebelo, lei piorada depois da emenda do PMDB. 

Em seguida, enquanto a proposta aguarda votação no senado, Dilma assinou decreto que adia por mais seis meses as punições contra desmatamentos ilegais na Amazônia. 

Tudo isso, como parte das negociações para manter o Ex-Ministro Palocci na Casa Civil. No Pará, o governo Simão Jatene e 99% dos deputados da Assembléia Legislativa aprovaram emenda constitucional que delega ao ITERPA a regularização de lotes até 1,5 mil hectares, prejudicando os posseiros e legalizando a grilagem.

Após a aprovação do novo código florestal uma série de assassinatos veio à tona, sobretudo no Pará, cujo caso mais emblemático foi o de José Cláudio e Maria do Espírito Santo. 

Há ainda um histórico processo de criminalização dos que lutam pela terra e em defesa da floresta reinando a impunidade. Sendo que as medidas anunciadas pelos governantes não resolvem estruturalmente esses conflitos.

Iniciativas que combatem esse processo são necessárias. Em nosso entendimento, o protesto organizado em Marabá no dia 26/05 devem se alastrar para outros lugares. 

Nesse sentido, a Associação de Sindicatos Independentes - UNIDOS PRA LUTAR - realizará ato de protesto contra o Novo Código Florestal e os assassinatos no campo. 

Estão convidados o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), a CPT (Pastoral da Terra), a ASSINCRA (Associação dos Servidores do INCRA), o PSOL e o Movimento Xingu Vivo.

Desejamos que esse evento contribua para a realização de outras iniciativas que resgatem a relevância dessa pauta para a agenda de todos  os movimentos  sociais de nosso estado.

O ato será hoje, dia 21/06, TERÇA-FEIRA, 18h, na sede do SINTSEP-PA, que fica na Tv. Mauriti, nº 2239 (entre Duque de Caxias e Visconde), bairro do Marco.

Nenhum comentário: