sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Servidores da Saúde fazem protesto em Belém

PARALISAÇÃO - Unidades do Reduto e da Sacramenta suspenderam atendimento

Quem procurou atendimento na Unidades de Referência Especializada (URE) Demétrio Medrado, no bairro da Sacramenta, e na URE Reduto, em Belém, durante todo o dia de ontem, teve de voltar para casa. Os funcionários paralisaram as atividades porque não receberam a Gratificação de Desempenho Institucional (GDI) referente aos meses de julho, agosto e setembro, que deveriam ser pagos pelo Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conforme Decreto Nº 1.554, de março de 2005. No entanto, a Sespa, curiosamente, garante que o benefício depende de repasses feitos pelo município.

De acordo com o fisioterapeuta José Negrão, lotado na URE Demétrio Medrado, referência em casos de hanseníase, os servidores não recebem a GDI há dois meses. Ele diz que nenhuma previsão de pagamento foi repassada pela Sespa. "O Estado não assume, e nem o município. Convocamos representantes da Sespa e da Sesma para se fazerem presentes, mas ninguém apareceu", disparou Negrão, que diz que hoje a paralisação continua e deve atingir outras UREs.
Procurada para esclarecer a falta de pagamento da GDI, a Sespa informou que o pagamento "depende de repasse de recursos do município", e que o assunto será tratado em reunião com representantes dos servidores. "Quanto à situação específica da Unidade de Referência Especializada da Doca, a direção do 1º Centro Regional de Saúde da Sespa esclarece que todas as questões registradas pela URE para a tomada de providências estão sendo efetuadas e indica que pendências ainda existentes serão apresentadas à direção da unidade para encaminhamento e busca de soluções junto ao 1º Centro", informou a Sespa, em nota enviada à redação.

Nenhum comentário: