terça-feira, 20 de outubro de 2009

Caravana em defesa do SUS chega a Belém

Pessoas morrendo nos corredores dos prontos socorros e hospitais, falta de leitos, falta de espcialistas, ausência de concursos públicos, ausência de remédios e material técnico etc.; é nesse contexto que o Conselho Nacional de Saúde está promove a Caravana do SUS, que está percorrendo vários estados. Um espaço institucional extremamente débil, no que se refere à proposição de medidas que de fato invertam o atual quadro de caos que vive a saúde, de norte a sul desse país.

Nós, trabalhadores da saúde, assim como todos os trabalhadores e juventude usuários dos serviços de saúde, devemos nos preparar e intervir com nossa força militante e indignada, para exigir investimentos e o fim do descaso com que a saúde vem sendo tratada no Estado do Pará, por Lulla, Ana Júlia e Duciomar.

Chega de mortes no PSM! Em virtude do descaso que vivenciamos e diante das notícias diárias de mortes nos hospitais, precisamos girar nossa mira de revolta e e luta para o charlatão Duciomar Costa, e exigir sua prisão por crime de responsabilidade. A setença deve ser a mesma para a governadora Ana júlia Carepa, pois o estado não tem as mínimas condições de tratar os pacientes de média e alta complexidade, bem como aqueles com problemas gravíssimos como câncer ou crise renal: vide a barbárie instalada no Hospital Ophir Loyoiola (referência nesses casos). Marcus Benedito.
*************************
Caravana em Defesa do SUS chega ao Pará
Após passar por 14 Estados brasileiros (Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo, Rondônia, Pernambuco, Acre, Amazonas, Roraima, Rio de Janeiro e Distrito Federal, Piauí e São Paulo) a Caravana em Defesa do SUS chega ao Pará.

Além de debater, dentre outros temas, os problemas e soluções da saúde no Pará, a programação da Caravana contempla, ainda, um Ato Político com a presença de diversas autoridades, o painel que trata dos avanços e desafios do SUS e a apresentação do “SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade”.
A Caravana em Defesa do SUS do Pará será realizada no dia 22 de outubro no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - HANGAR, Avenida Dr. Freitas S/Nº, Bairro Marco, em Belém, sendo que estarão presentes a Governadora do Estado, Ana Júlia de Vasconcelos Carepa, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, o Secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, e a Secretária de Saúde Pública do Estado do Pará, Maria Silvia Martins Comaru Leal.
O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), com os Conselhos Estaduais de Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e movimentos sociais. A Caravana segue no mês de outubro para Minas Gerais (26) e Alagoas (29).

Mais informações - A Caravana faz parte da agenda política do CNS e tem como tema central a defesa do SUS como Patrimônio Social e Cultural da Humanidade, bem como Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade, Complexo Produtivo da Saúde e Humanização no SUS. O Encontro pretende promover debates em torno da conjuntura atual na saúde, considerando a crise e as dificuldades no aumento de investimentos públicos e de serviços, respeitando realidades específicas e necessidades de cada Estado. Em dezembro, todas as propostas serão apresentadas durante um Encontro Nacional em Brasília. Acesse www.conselho.saude.gov.br e saiba mais.

Nenhum comentário: