quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Zelaya voltou.Fora Micheletti e os golpistas!


Nota retirada do sítio da Unidade Internacional dos Trabalhadores

Diante do retorno de Zelaya, fora Micheletti e demais golpistas!
Por Miguel Lamas – El Socialista (Argentina)
mlamas@izquierdasocialista.org.ar

Tradução: Marcus Benedito

Da embaixada do Brasil em Tegucigalpa, o presidente Manuel Zelaya anunciou seu retorno a Honduras. Este retorno a Honduras do presidente constitucionalmente eleito só foi possível, em primeiro lugar, devido a continuada mobilização do povo hondurenho, que não deu um dia de suspiro aos golpistas. Isto constitui o primeiro grande triunfo na luta desse aguerrido povo centro-americano.

Denunciamos que Micheletti e os golpistas se negam a abandonar o poder e que, desesperados pela mobilização popular, decretaram toque de recolher e tem lançado uma brutal repressão sob os setores populares colocados em frente a embaixada. Já há manifestantes mortos pela repressão e centenas de detidos. Mas a movilização e a resistência continuam.

Chamamos ao apoio internacional à grande mobilização do povo hondurenho que se dirige a capital do país. A greve geral, as ocupações de prédios públicos e de empresas, a organização de comitês de luta, é o caminho para derrubar os golpistas.

Repudiamos o intento do governo dos Estados Unidos e da OEA (Organização dos Estados Americanos) de condicionar a restituição de Zelaya a um acordo com os golpistas, seguindo a linha do Plano Arias, negociado em São José da Costa Rica. Esse pacto estabelece a anistia aos golpistas, nega qualquer convocatória a uma Assembléia Constituinte e legitima as eleições fraudulentas convocadas para novembro. A saída negociada pretende liquidar a mobilização popular, salvar os golpistas genocidas e evitar uma mudança de fundo em Honduras. Chamamos aos governos de Lula, Hugo Chávez, Evo Morales e Rafael Correa a não reconhecer este acordo e a convocar mobilizações multitudinárias em seus países contra os usurpadores.

Nós, socialistas revolucionários, reiteramos que não apoiamos politicamente o governo de Manuel Zelaya e afirmamos que a verdadeira independência nacional e progresso do povo hondurenho só ocorrerá com a expropriação dos latifundiários e da burguesia, quando se constitua um governo dos trabalhadores e do povo. Mas diante do golpe de Estado, acompanhamos incondicionalmente a luta do povo hondurenho e sua reivindicação de que seja restituído o governo de Zelaya.

Pelo povo, apoiamos a convocatória à mobilização feita pela Frente Nacional de Resistência Popular, para que a restituição à presidência de Zelaya seja até finalizar seu mandato, para não se celebre nenhum acordo com os golpitas e estes sejam castigados, e para que “se garanta o processo de refundação do país e o estabelecimento da Assembléia Nacional Constituinte”. Essa Constituinte deverá ser totalmente livre e soberana, composta por uma maioria de representantes populares, que resolva os grandes problemas do país, começando pelo castigo e encarceramento para os golpistas e seus autores intelectuais, e seguindo com a confiscação das terras e reforma agrária, o não pagamento da dívida externa, a expropriação das multinacionais, etc.

Chamamos as organizações sindicais, populares, campesinas, de esquerda, profissionais e demais, que encabeçam os protestos e compõem a Resistência hondureña, a organizar a autodefesa do povo nas lutas. E aos policiais que simpatizam com as massas, os chamamos a se colocarem na mesma trincheira que o povo.

Chamamos a todos os povos do mundo, a todas as organizações políticas, operárias, estudantis, populares, camponesas e indígenas, que se reivindicam democráticas, a mobilizar-se em apoio a este povo em luta. Exortamos a que nos mobilizemos massivamente em cada país, em frente às embaixadas, consulados e todos os lugares possíveis, para derrotar, de uma vez por todas, aos golpistas. Chamamos especialmente os sindicatos de professores (as) da América Latina a se solidarizar com seus irmãos hondurenhos, pois são os professores e professoras deste país os que tem encabeçado a Resistência e os que tem posto uma maior cota de sangue.

Fora Micheletti e os golpistas!

Basta de represão ao povo hondurenho!

Pela restituicão de Zelaya sem condicionantes!

Por uma Assembléia Constituinte e Soberana!

Apoio à mobilização popular!

Assina:
Comitê de Enlace UIT-QI - CIR
Unidade Internacional dos Trabalhadores-Quarta Internacional (UIT-QI)
Corrente Internacional Revolucionária (CIR)
23 de setembro de 2009.


Nenhum comentário: