sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Sindicato fundado por Chico Mendes divulga nota sobre nefasta declaração de Marina

Chico Mendes era 'da elite'? Trabalhadores e trabalhadoras rurais divulgam nota de esclarecimento sobre a declaração de Marina Silva, candidata do PSB, no debate da Rede Bandeirantes

marina silva chico mendes
Chico Mendes e Marina Silva (Pragmatismo Político)

Leia abaixo a nota de esclarecimento divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri (Acre), fundado por Chico Mendes.
Nota de esclarecimento

Diante da declaração da candidata à Presidência da República para as próximas eleições, Marina Silva, onde esta coloca o companheiro Chico Mendes junto a representantes da elite nacional, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri (Acre), legítimo representante do legado classista do companheiro Chico, vem a público manifestar-se nos seguintes termos:

Primeiramente, o companheiro Chico foi um sindicalista e não ambientalista, isso o coloca num ponto específico da luta de classes que compreendia a união dos Povos Tradicionais (Extrativistas, Indígenas, Ribeirinhos) contra a expansão pecuária e madeireira e a conseqüente devastação da Floresta. Essa visão distorcida do Chico Mendes Ambientalista foi levada para o Brasil e a outros países como forma de desqualificar e descaracterizar a classe trabalhadora do campo e fortalecer a temática capitalista ambiental que surgia.

Em segundo, os trabalhadores rurais da base territorial do Sindicato de Xapuri (Acre), não concordam com a atual política ambiental em curso no Brasil idealizada pela candidata Marina Silva enquanto Ministra do Meio Ambiente, refém de um modelo santuarista e de grandes Ong’s internacionais. Essa política prejudica a manutenção da cultura tradicional de manejo da floresta e a subsistência, e favorece empresários que, devido ao alto grau de burocratização, conseguem legalmente devastar, enquanto os habitantes das florestas cometem crimes ambientais.

Terceiro, os candidatos* que compareceram ao debate estão claramente vinculados com o agronegócio e pouco preocupados com a Reforma Agrária e Conflitos Fundiários que se espalham pelo Brasil, tanto isso é verdade, que o assunto foi tratado de forma superficial. Até o momento, segundo dados da CPT, 23 lideranças camponesas foram assassinadas somente neste ano de 2014. Como também não adentraram na temática do genocídio dos povos indígenas em situação alarmante e de repercussão internacional.

Por fim, os pontos elencados, são os legados do companheiro Chico Mendes: Reforma Agrária que garanta a cultura e produção dos Trabalhadores Tradicionais e a União dos Povos da Floresta.

Xapuri, 27 de agosto de 2014


LEIA TAMBÉM: A entrevista que teria salvo a vida de Chico Mendes
Fonte: Pragmatismo Político
______________________________________
O Além da Frase discorda frontalmente da nota, a qual generaliza e diz que "os candidatos* que compareceram ao debate [da TV Bandeirantes na última terça-feira] estão claramente vinculados com o agronegócio e pouco preocupados com a Reforma Agrária e Conflitos Fundiários que se espalham pelo Brasil".

Isso é, no mínimo, um grande desrespeito com a história de luta de Luciana Genro, candidata a presidência da República, bem como com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o qual defende em seu Programa e luta contra o agronegócio, latifúndio e suas políticas de morte, assim defende uma verdadeira Reforma Agrária neste país, sob controle dos trabalhadores e trabalhadoras, assim como o PSOL luta pela necessária e vital Reforma Urbana, que garanta moradia digna para o povo pobre e trabalhador nas cidades.

Nenhum comentário: