terça-feira, 5 de agosto de 2014

Acusaram-lhe de comparar os israelenses aos nazistas. Sua resposta a nada deixou igual

Editado às 11h39min, 05/08/2014
"Cada membro de minha família, por ambas as partes, foi exterminado. Meus pais estiveram nos escombros do Gueto de Varsóvia. E é precisamente pelas lições que meus pais ensinaram a mim e a meu irmãos, que não vou guardar silêncio quando Israel comete estes crimes contra os palestinosl. E creio que não há nada de especial em usar seu próprio sofrimento e martírio para justificar a tortura, a brutalidade, a demolição de lares, que é o que Israel comete diariamente contra os palestinos. E me nego a voltar a ser intimidado ou pressionado por suas lágrimas. Se tivesses coração estarias chorando pelos palestinos!" Prof. Dr. Norman Gary Finkelstein, em um debate na Universidade de Waterloo.
Por Maria Zuñiga, para La Voz del Muro
Tradução: Marcus Benedito

Normam Gary Finkelstein é doutor em ciências políticas e especializado em assuntos relacionados com o judaísmo, Israel e o sionismo, especialmente com o conflito palestino-israelense.

Finkelstein tem escrito sobre as experiências de sus pais durante a Segunda Guerra Mundial. Sua madre, Maryla Husyt Finkelstein e seu pai, Zacharias Finkelstein foram colocados no campo de concentração de Auschwitz.

Durante um debate na Universidade de Waterloo [Canadá], ante seu discurso crítico devido ao uso das armas por parte de Israel no conflicto contra a Palestina, uma jovem lhe acusou de comparar os israelenses aos nazistas. A resposta que lha deu a nada deixou comparável.
A legenda do vídeo é em espanhol:

Nenhum comentário: