quarta-feira, 11 de junho de 2014

Para dizer que falei das flores: Chapa 2 Mudança Já, Sindicato é pra Lutar!


 Foto: Divulgação Chapa 2

Esta categoria nunca mais será a mesma. Junho tem cheiro e gosto de outubro. 
Incrível!

Desde as Jornadas de Junho de 2013, quando vi inúmeros profissionais da imprensa desta capital do Pará participando de um protesto na Avenida Almirante Barroso, com a pena e câmara em posição de "descansar", desta vez como "gente comum", de carne e osso, pertencente ao grupo de dezenas de milhares de manifestantes, cada qual com seu cartaz ou palavra de ordem, como protagonista e não redator da história, sabia que algo de muito sério e lindo e límpido e revolucionário e único e belo estava a ser gestado também em Belém, na Amazônia, e atingiria todas as categorias, o que incluiu os jornalistas, e levaria a radicalidade à classe trabalhadora.

Algo que fez a juventude novamente tomar o norte das ruas, algo que produz inumeráveis e extraordinárias greves e manifestações por todo o estado e país, como a HISTÓRICA e VITORIOSA greve dos trabalhadores contra o regime esclavagista mantido pela família Barbalho no Diário do Pará, Diário Online e TV RBA (afiliada ao Grupo Bandeirantes).

De lá pra cá os jornalistas não pararam de lutar, tipo um passarinho que acabou de aprender a voar.

Acredito que sejam mesmo todos passarinhos. Mas não qualquer um. São daqueles que produzem a dura labuta e que não aguentando mais a ausência de uma entidade que historicamente tem servido apenas para amortecer (no sentido de pelego) as lutas e para legitimar os interesses dos empregadores exploradores sanguessugas, resolveu soltar o mais estridente e vivo canto contra as amarras e contra a submissão. 

O canto com a beleza de uma Chapa 2 que leva os acordes magníficos de mudança como bem faz o uirapuru. 

O canto que faz se unir os inimigos: Barbalhos e Maioranas. 
O canto que fez unir-se a categoria. 

A história do Sindicato dos Jornalistas do Pará (SINJOR-PA) não será mais a mesma, como já não era desde as lutas do ano passado. Independente do resultado. 
Apesar de que arrisco um palpite, acreditando como eu acredito nos bons frutos da Primavera: vai dar Chapa 2 hoje! Porque Mudança é preciso e necessária! Porque Sindicato é pra Lutar!

Porque existe o novo, ah o novo... e sempre o novo como essa imagem acima que vai de um clique para a História.

Que orgulho destes dois profissionais (Paulo Ferreira e Tourinho) e dos lutadores que aceitaram o compromisso de encabeçar esse movimento através da Chapa 2!

Nazareno Tourinho, maestro da luta de classes, segue produzindo suas óperas em nossas vidas e dando exemplo de retidão e compromisso consequente com a luta de classes e as necessárias mudanças sociais.

Muito obrigado, mestre!

#MudançaJá!
________________________

Última atualização: 11/06/2014, às 14h32min

Nenhum comentário: