sexta-feira, 5 de abril de 2013

Cultura Viva apresenta show de lançamento do disco "Trelelê", da cantora Aíla

Show traz modernidades e raizes da música do Pará. Foto: Divulgação

Por Fabrício Rocha

Olá, Trelelês!                                                                                                    

             
           O  Cultura Viva, programa de shows da Rádio Cultura do Pará, apresenta espetáculo de lançamento do disco "Trelelê", da cantora e compositora paraense Aíla. O show foi gravado em 2012, no memorial dos povos, em Belém, e traz as faixas do álbum, que trazem uma linguagem pop dialogando com o universo do brega paraense dos anos 80, e com as tradições do carimbó e guitarrada. Além da participação especial de Marcio Jardim,  Dona Onete e Manoel Cordeiro.
               
Aíla, em entrevista para o jornal O Globo, do Rio de janeiro,  afirma que "O CD 'Trelelê' começou a nascer em 2010, quando montou um show — já com o nome do disco e com direção de Felipe Cordeiro — para pôr em prática as ideias deles sobre as possibilidades da música popular paraense e os diálogos que ela podia estabelecer com a vanguarda do pop." Esse pensamento de hibridismo musical é uma herança familiar, que se amplia com noite paraense, festivais e a relação com outros músicos paraenses.
Recentemente, gravou seu primeiro videoclipe, e a faixa escolhida foi "Proposta Indecente", uma parceria com Dona Onete, e direção de Carol Matos e Bruno Reggis. Nesse show, é acompanhada por Adriano Sousa (Bateria), Rafael Azevedo (baixo), David Amorim (guitarra), Tom Salazar (Guitarra), João Paulo Pires (percussão) e Bruno Habib (teclado). Durante o porgrama, você ainda confere uma entrevista com Aíla, que comenta faixa a faixa o show, e fala sobre carreira, parcerias, circulação pelo Brasil e muito mais. Imperdível!

Para quem perdeu o programa anterior, com o show "Fiz da vida uma canção", de Andréa Pinheiro, em homenagem ao maestro Waldemar Henrique ==> Cultura Viva - Andréa Pinheiro
-------------------------------
Sobre Aíla 

           Na infância, a época do ano mais esperada por Aíla eram as férias de julho, ocasião em que ela visitava seu avô, Alexandre Magalhães, compositor e multi-instrumentista, na distante Conceição do Araguaia, no Sul do Pará. “Meu avô me alimentava do que eu mais amava, música, com referências que iam desde Tom Jobim à Villa-Lobos”. No restante do ano, a música também se fazia presente na vida de Aíla. Da vitrola da sua mãe, dona Wal, saíam os sons da Jovem Guarda e do Rock Psicodélico da Tropicália (Roberto e Erasmo Carlos, Wanderléa, os Mutantes), além dos bregas/românticos de Odair José, Osvaldo Bezerra e Alípio Martins, que invadiam os seus ouvidos pela Rádio Marajoara FM.
             Não demorou para Aíla deixar a condição de ouvinte e buscar o aprendizado musical. Dos 11 aos 13 anos, estudou Musicalização e Teoria Musical na Escola de Música da UFPA, enveredando para o canto popular. Na adolescência, venceu festivais escolares interpretando composições suas. E suas principais referências dessa fase vieram dos ídolos pops da música brasileira, Cazuza, Arnaldo Antunes, Marina Lima, Marisa Monte, entre outros.
             Com o sonho de ser diplomata e comunicadora, formou-se em Secretariado Executivo Trilíngue na UEPA. Mas, em meio ao curso, a paixão pela música falou mais alto e Aíla decidiu então se lançar profissionalmente como cantora em 2008. Nesse período passou a conviver com vários artistas na cena musical de Belém, entre os quais Felipe Cordeiro, com o qual participou de diversos festivais, sendo premiada como Melhor Intérprete em dois deles. Dessa parceria surge, em 2012, o Cd Trelêlê (c/ produção musical de Felipe Cordeiro), que passeia por referências que vão do brega ao pop, passando pela guitarrada, carimbó e jovem guarda, num diálogo entre a tradição e o contemporâneo, uma estética que sempre fascinou Aíla.
          Trelelê vem tendo excelente repercussão nacional. Aíla já levou seu show a importantes festivais independentes pelo Brasil, como o Quebramar (AP), Conexão Vivo (PA) e Contato (SP). Em maio de 2012, foi escolhida para abrir o Festival Levada Oi Futuro (RJ), que destaca novos talentos da música brasileira. Aíla também tem sido destaque em importantes publicações nacionais, como a Folha de S. PauloO Globo e O Dia (RJ), Correio Braziliense, Hoje Em Dia (BH), e A Gazeta (ES), além de ter seu primeiro disco resenhado, recentemente, na revista Billboard Brasil.Agora segue rumo à turnê de Lançamento do disco.

Outros Links:

Cultura Viva, todas as sextas, às 20h, na Cultura FM, 93,7MHz
Produção e Apresentação: Fabrício Rocha. 

Nenhum comentário: