segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Desempoeirando a frase, vamos à luta contra Belo Monte

Sem me despedir, tirei férias deste blog. Muitas coisas, roda mundo, redemoinhos; mas sempre presente a luta de classes. Pela facilidade do celular, não tão facilitada pelo assalto que a Tim aplica aos clientes cobrando 0,50 centavos/dia, não feriei das redes (twitter e facebook).

O papo é que a crise, que em 2008 não foi nem marolinha ante o que virá agora, está já desde antes de 1999 cobrando assintamente a fatura. Desde FHC e depois Lula, mas antes Itamar e Collor, que o assalto ao Brasil praticado pelos governos aliados ao sistema financeiro através da prática do endividamento abissal do país e com à política de cabaré do juros alto, que a crise social só tem acentuado-se! Com a política neoliberal e projetos antipovo, atacaram os serviços públicos e ajudaram a enriquecer mais ainda seus sócios de turno, e outros que nunca entraram de férias da jogatina do assalto aos cofres públicos.

Para aplicar esses ataques e acomodar os históricos interesses de rapina da burguesia, os governos nunca deixaram de se valer de métodos escusos, atos de improbidade e a cada ano e década, um escândalo mais escabroso, mais absurdo, mais vergonhoso que o anterior foi surgindo.

Nunca antes na história desse país se viu tanta roubalheira, deslavada corrupção! Foi o mensalão de FHC/PSDB para comprar a emenda da criminosa re-eleição em 1997; o mensalão de Lula/PT com todo o seu propinoduto; e agora as verdadeiras faces dos mercadores desse esquema surgem materializadas nos homens da mala-preta (lobbystas que intermediam em nome de seus patrões ou para si), atos que levaram o governo Dilma/PT/PMDB ter em menos de oito meses completos, a marca de 06 ministérios com as vísseras expostas pelo canal de podridão que existe em nossa República, e que emana do Alvorada.

É o câncer da corrupção o agente responsável pelo caos social que trabalhadoras e trabalhadores enfrentam todos os dias. É o que causa o sofrimento quando vão buscar os serviços públicos desde o transporte até a urgência/emergência do SUS. Por isso que precisamos lutar!

Com a crise econômica, a burguesia e o governo aumentam o assalto: recebem dinheiro público para manterem seus privilégios (como o escuso financiamento do BNDES para fusão do grupo Pão de Açucar com o Carrefour, que a opinião púiblica e sociedade não permitimos ir adiante), e assim jogam mais uma vez a conta no lombo do povo pobre, trabalhador e da juventude.

Só que dessa vez a coisa começou a mudar. Exemplos são fartos. Temos as Revoluções Árabes, a rebelião que nem mesmo o genocídio praticado pelo governo sírio impede de chegar ao seu destino: o fim do fascismo e da ditadura; as ocupações das praças pelo mundo... Na América Latina há a linda revolução: a primavera que novamente a juventude promove com a volta do tsunami que são os pinguins chilenos, meninos e meninas gritando pelo universal direito de estudar; o coerente berro, tranformado em hino, transformado em convite à luta pela escola pública, de qualidade e gratuita no Chile.

Um magnífico processo de luta que já fez despencar a popularidade do presidente Piñera, e com a chama que conseguiram espalhar à classe, aos docentes, aos mineiros, fará certamente a privatização despencar.

Contra o caos social, para que pela primeira vez a burguesia desse país pague pela crise, temos que também dizer aqui que as praças são do povo! Como as ocupações das praça Tahrir/Egito, Syntagma/Atenas, Puerto del Sol/Madri, vamos incediar as ruas do Brasil, ocupar as praças, exigir o fim das contra-reformas neoliberais (previdência/tributária e trabalhista), investimentos nas áreas sociais, e lutar contra a destruição da vida e do meio ambiente ameaçados por megaprojetos insanos na Amazônia, como as hidrelétricas no rio Madeira/RO e a Usina Hidrelétrica Belo Monte no rio Xingu/Pa.

A rebelião chegou no mato: nas usinas de Jirau e Santo os trabalhadores mandaram bem dado o recado: só a luta conquista dignidade e respeito à vida!

Dia 20/08, a partir das 9h em frente ao Teatro da Paz aqui em Belém, faremos grande ato contra Belo Monte e contra as mudanças no Código Florestal! Junte-se você também nessa maré de mudanças que ocupará as principais cidades do país e do mundo, chamando a atenção de todos contra o crime que Dilma e seus amigos empreteiros pretendem fazer no país!

Nenhum comentário: