terça-feira, 25 de agosto de 2009

Estudantes ocupam campi da Uepa em dois municípios

Essa galera bota pra lutar mesmo. Parabéns aos que resistem contra os ataques à educação superior no Pará
*****


Estudantes ocupam campi da Uepa em dois municípios

25/08/2009 - 14h13m

Continua nesta terça-feira (25) a ocupação dos campi da Universidade Estadual do Pará em duas cidades do interior do Estado. O ato é realizado por estudantes indignados com a situação de precarização do ensino e cortes de verbas para a área de educação pública.

Em Conceição do Araguaia, sudeste paraense, a ocupação já dura aproximadamente uma semana. Em Paragominas, na mesma região, a ocupação começou ontem. Nesta madrugada, os estudantes que ocupavam o campus de Redenção deixaram o local após a realização de uma audiência.

Segundo o coordenador do DCE (Diretório Central do Estudantes) da UFPA Zaraia Ferreira, que participa da ocupação em Paragominas, os universitários têm duas reivindicações principais. 'Nós queremos o retorno das vagas de vestibular para os campus do interior e também a anulação do corte de 30% em verbas para a Uepa. Esse dinheiro era destinado aos investimentos em infra-estrutura, como criação de laboratórios e bibliotecas. A parte estrutural e a falta de professores são as maiores deficiências dos campi do interior e da capital', disse o coordenador.

De acordo com ele, os estudantes não podem ser responsabilizados pela crise econômica mundial. 'Acontece um contigenciamento geral no estado por parte do governo, por conta da crise e da arrecadação do Estado, que diminuiu. Então, eles querem jogar esse ônus para cima da sociedade para o estudante, para a juventudade, retirando as verbas da educação, que implica corte de vagas e demissão de professores' , analisa Ferreira.

Você apoia ou não a decisão dos estudantes? Registre sua opinião, comentando a matéria.
Os estudantes também criticam o governo Ana Júlia e a atual reitora da Uepa, Marília Brasil. 'O Governo de Ana Júlia tem se mostrado antidemocrático. Realizou todas essas ações e não consultou os setores da universidade para discutir. Esse corte é um exemplo que não há prioridade pela educação. Ana Júlia prefere ajudar o empresãrios em detrimento da educação e sucateando os serviços públicos Em relação a gestão da Marília, ela foi empossada em maio e não está cumprindo o que prometeu em sua campanha, que era priorizar o atendimento aos interiores', critica Zaraia.

Ontem, uma audiência colocou fim a ocupação no campus de Redenção. 'Nessa reunião, a reitoria se comprometeu a retomar as vagas para esse campus. E também garantiu que destinaria uma quantia de R$8 mil para aquisição de lirvos para a biblioteca de lá. Hoje de madrugada, os estudantes saíram do campus', afirmou Zaraia.
Já os campi de Conceição de Araguaia e Paragominas realizam uma audiência, ainda nesta terça-feira, para discutir a pauta de reivindicação. Participam da reunião os estudantes, professores, o pró-reitor de gestão da Uepa e um procurador de Justiça do Estado.

Movimento Estudantil - Zaraia Ferreira avalia positivamente o ato dos estudantes. 'A organização estudantil é muito importante. Os estudantes estão de parabéns. Todos têm direito a educação de qualidade, mas infelizmente o governo não entende isso. Acredito que a ocupação na Uepa será vitoriosa, temos a adesão de muitos estudantes. E eles estão compreendendo que há algo errado e que precisa ser mudado. O movimento estudantil precisa ser visto como um movimento na luta por direitos', analisou.
Apoio - Participam da manifestação não só estudantes da Uepa como também universitários que repudiam o descaso com o ensino público estadual. Os DCEs da UFPA, Unama, FAP, Feapa apoiam a ocupação.
'Na Faculdade do Pará, vamos aprovar hoje uma moção de apoio a mobilização', afirma Júlio Miragaia, coordenador do DCE da FAP.

Outro lado - A assessoria de imprensa da Uepa em Belém informou que o pró-reitor de pesquisa e um assessor jurídico foram enviados até o campus de Conceição do Araguaia para verificar as reivindicações dos estudantes.
O Portal ORM tenta contato com o Governo do Estado.

Redação do Portal ORM

Um comentário:

julio miragaia disse...

ocupa
ocupa
ocupa e resiste!!!