sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Eu nasci e me criei nessa beira de rio

Quem está entrando a partir de hoje aqui no Além da Frase, percebeu esta imagem junto ao título do blog.


Trata-se de foto digitalizada de um jornal da cidade de Abaetetuba/PA, minha terra natal. 

Algo extremamente emblemático para mim, e mais ainda, pois analisando o blog de onde retirei a iconografia (http://ademirhelenorocha.blogspot.com/2010/04/localidades-do-municipio-de_06.html/), percebi que o autor diz se tratar do Rio Maúba (com comunidade do mesmo nome), onde nasceu minha mãe, seus doze irmãos, assim como quase os meus oito manos.

(Meu pai nasceu no Engenho Santa Cruz, na comunidade de Santa Cruz/Igarapé-Miri/Pa, próximo à Vila Maiuatá/Igarapé-Miri/Pa. Eu nasci no Hospital das Irmãs na sede do município.)

A imagem é profunda como a baía onde desemboca o Maúba, a baía do Rio Pará. Também me chamou atenção a legenda: "Nosso desafio é sempre avançar para águas mais profundas".

Com família de pescadores, marítimos e ribeirinhos, nenhuma frase é tão próxima para traduzir a vocação de meus parentes, mas também, espaço comum para toda essa legião de milhões de ribeirinhos amazônidas, que sofrem sem políticas públicas, mas que também não titubeiam em batalhar, em lutar, em enfrentar não só os caudalosos rios da Amazônia, mas se necessário for, dobrar a barra do Maguari, chegar bem logo ali no Suriname, ir de Tefé ao Rio Jari, lançando-se em busca de águas mais profundas para conseguir dignidade: o peixe, a paz, a liberdade!

Nenhum comentário: