segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Hydro pode causar tragédia maior que de Mariana em Barcarena

A Hydro é responsável por uma tragédia de proporções incalculáveis e que superaria Mariana em centenas de vezes. É o que temem ambientalistas e as populações tradicionais que diariamente denunciam os absurdos e crimes ambientais promovidos pela empresa no município de Barcarena, a cerca de apenas 60 Km de Belém. É o que diz a matéria abaixo sobre terríveis vazamentos que estão a ocorrer nas bacias de contenção de lama tóxica da empresa.


CHEGA DE MENTIRAS, HYDRO


Do alto é possível observar claramente o transbordamento dessa bacia da Hydro
Aqui, no detalhe, o que a foto de cima exibe fica mais evidente
por Carlos Mendes, para o Ver-o-Fato

De helicóptero, a serviço da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), técnicos do órgão comprovam o transbordamento dos rejeitos minerais de uma das bacias da multinacional norueguesa Norks Hydro.

Isso ocorreu devido às chuvas, fazendo escorrer para fora da barragem a temida lama vermelha rumo as florestas, igarapés e rios da região, como denunciaram ao Ver-o-Fato moradores das comunidades vizinhas à empresa. Ou seja, as famílias mais expostas à contaminação.

A Hydro nega, em nota, os vazamentos, e dá a entender que está tudo bem. Mas como está bem, se as comunidades se queixam que não podem mais beber a água dos poços artesianos, se a lama da cor de sangue apareceu trazidas pelas águas das chuvas e o medo toma conta de todos.

Funcionários da própria Hydro em contato com o blogue confirmam as denúncias dos moradores, mas pedem que seus nomes sejam preservados, para evitar demissões.

Não é exagero dizer que a Hydro está mentindo, ao negar o que vídeos de moradores, fotos e imagens de helicóptero em missão oficial da Semas mostram: isto é, exatamente o contrário do que a empresa diz.

Técnicos do Instituto Evandro Chagas estão em Barcarena para coletar amostras de águas nos locais indicados pelos moradores. Ao mesmo tempo, os Ministérios Públicos Federal e Estadual avaliam a situação, que já exige uma postura mais incisiva dos fiscais da lei.

Barcarena e seu povo merecem respeito. Coisa que a Hydro não manifesta. Ao contrário, é arrogante, manipuladora e mentirosa. Comporta-se como se estivesse acima das leis brasileiras.

Pior é deixar que ela assim se sinta.

Nenhum comentário: